Sobe para 37% número de consumidores indiferentes ao consumo consciente

O número de consumidores considerados indiferentes em relação ao consumo consciente cresceu 12 pontos percentuais em 2010, em relação a 2006, passando de 25% para 37%. Os consumidores indiferentes são aqueles que adotam até quatro comportamentos em relação ao consumo consciente.

De acordo com estudo realizado pela Instituto Akatu, esse crescimento se deve ao movimento de ascensão social e de incorporação ao mundo do consumo de uma parte significativa da população brasileira, bem como ao crescimento do grau de confiança do consumidor brasileiro.

No entanto, esse processo de inclusão não é acompanhado da incorporação de comportamentos ligados a um consumo mais consciente e sustentável.

Para a realização da pesquisa, foram aplicados 800 questionários em 12 capitais e regiões metropolitanas do Brasil, em julho de 2010.

Outros consumidores
Em relação aos consumidores considerados iniciantes, que adotam entre cinco e sete comportamentos conscientes, houve queda de 7 p.p, passando de 42% em 2006 para 35% em 2010.

Considerando os consumidores engajados, que adotam de oito a dez comportamentos, houve queda de 5 p.p, de 28% em 2006 para 23% este ano.

Em relação aos conscientes, que adotam entre 11 e 13 comportamentos sustentáveis, o índice se manteve estável em 5% entre 2006 e 2010. De acordo com o estudo, os consumidores que desenvolvem um grau mais elevado de consciência e prática de consumo tendem a preservar esse comportamento.

Comportamento
Os 13 comportamentos utilizados para classificar os consumidores são divididos em quatro grupos:

1. Economia: práticas que pressupõem o benefício direto ao indivíduo, considerando o não-desperdício de recursos, com retorno imediato e de curto prazo.
2. Planejamento: práticas que otimizem racionalmente os recursos que, quando planejados antecipadamente, são mais bem aproveitados e tem um retorno no médio e longo prazos
3. Reciclagem: práticas diretamente ligadas ao descarte, reuso e reaproveitamento de materiais, às vezes implicando um retorno imediato para o consumidor, às vezes não.
4. Compras sustentáveis: práticas que indicam a sensibilização no plano do consumo e mobilização dos consumidores diante das causas de sustentablidade.

 

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