Softplan e Senior: lições de empreendedorismo

A determinação, aliada a confiança entre os sócios e uma equipe qualificada constituem pontos fundamentais para o sucesso de um negócio focado em tecnologia e inovação. A “receita” foi unânime na avaliação de dois dos maiores empreendedores de Santa Catarina, Moacir Marafon e Jorge Cenci. Na palestra “O que os grandes empreendedores têm a ensinar sobre as startups”, que fechou a sessão plenária de abertura do Startup Summit, o diretor- executivo da Unidade de Gestão Pública e um dos fundadores da Softplan, Moacir Marafon, e o presidente do Conselho de Administração e co-fundador da Senior Sistemas, Jorge Cenci, destacaram o que foi fundamental para que as duas empresas se tornassem referência no mercado do desenvolvimento de softwares.

Os empresários trouxeram recomendações para quem quer empreender. “Percebemos que as soluções desenvolvidas junto ao cliente decolavam, enquanto as outras, não”, destacou o diretor da Softplan, criada em 1990. Para Marafon, um dos passos mais importantes para quem quer entrar no mercado é estar atento ao que o cliente precisa. “A solução precisa trazer aquilo que o mercado quer”, afirmou. Para resumir: “esteja atento ao problema a ser resolvido e, segundo, tenha foco, seja insistente”, disse o diretor da Softplan.

O cofundador da Senior Sistemas também lembrou a importância de formar uma boa equipe nesse processo. “Nas empresas, as pessoas são muito importantes, as competências precisam se somar e se complementar. Um time que seja capaz, que trabalha, que seja eficaz é o time que terá um diferencial”, destacou Jorge Cenci. Outro fator que tem sido fundamental para as duas empresas catarinenses consolidadas no mercado irem mais longe foi o investimento em inovação.

Tanto a Softplan como a Senior se aliaram a startups para se renovarem. “Nossa estratégia tem sido procurar empreendedores, para criar novos hábitos”, destacou Cenci. Para Marafon, na trajetória do empreendedor é preciso pensar diferente e transformar isso em um hábito. “Criamos internamente uma cultura da inovação”, afirmou.

A palestra contou com a mediação do jornalista Rodrigo Lóssio, da Dialetto, agência de comunicação especializada no setor de tecnologia. O Startup Summit tem a proposta de promover uma imersão em temáticas relacionadas à tecnologia e inovação. O evento, que ocorre nestes dias 12 e 13 de julho, é organizado pelo Sebrae, em parceria com Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Governo de Santa Catarina.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn