Software auxilia na gestão fiscal das empresas, reduzindo riscos de erros

As constantes mudanças na legislação tributária brasileira impactam de forma direta na rotina fiscal das empresas. Somado à alta carga tributária do País e às inúmeras obrigações fiscais exigidas pelo governo, não é difícil encontrar alguma empresa que já tenha deixado de pagar um ou outro tributo em dia.  Para amenizar esses riscos, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de buscar no mercado softwares que se dediquem a organizar as obrigações fiscais, reduzindo sua exposição a riscos de recolhimento maior de tributos ou de autuações em caso de fiscalização.

“É possível se preparar sozinho para o atendimento da legislação fiscal e tributária, mas, certamente, será consumida grande quantidade de recursos internos nessa tarefa, que não é sua atividade-fim. Além disso, será necessário investir em recursos tecnológicos e serviços externos para manter seus sistemas internos atualizados’’, comenta Cristiane Khater da Vinha, gerente comercial da VinhaSoft Sistemas, que há 18 anos atua no segmento de  provedores de soluções em tecnologia de informação para empresas

Um dos softwares criados pela empresa é o módulo VSI-Fiscal, capaz de simplificar o pagamento dos tributos e emitir documentos com validade jurídica para os devidos fins, garantindo, assim, a melhoria no ambiente de trabalho. O programa atende o que foi estabelecido com a Instrução Normativa 787/2007, que instituiu a Escrituração Contábil Digital (ECD).  Trata-se de uma obrigação que estabelece que as informações contábeis e fiscais das empresas passem da fase do livro para o formato digital, sendo registradas em sistemas eletrônicos como Sped Contábil, Sped Fiscal e Sped Contribuições (PIS/Cofins).

Cristiane explica que, ao implantar o módulo VSI-Fiscal, a empresa poder gerar os documentos obrigatórios internamente ou gerenciar resultados apresentados pelo contador contratado. Esse processo permite a redução de custos para armazenamento de documentos, além de simplificar e agilizar os procedimentos sujeitos ao controle dos órgãos reguladores e administração tributária da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

‘’Por meio desse software, completo e eficiente, é possível trabalhar com economia de tempo, informações de acordo com a legislação de fiscalização e redução de custo, o que todas as empresas almejam em um mercado cada dia mais competitivo’’, detalha.  Face à tamanha complexidade da legislação, ela explica que a VinhaSoft, além dos recursos humanos, ainda investe em recursos tecnológicos para controlar as alterações normativas, empregando mecanismos como assessorias externas e sistemas que acompanhem as leis que já foram publicadas, mas que ainda não entraram em vigor.

Para Zelindo Silvio Petri, professor universitário especialista em Sistemas de Informação e analista de sistemas na Totvs, um software como esse tende a ser uma ferramenta de gestão importantíssima para o controle das empresas. ‘’Em um país em que a carga tributária é altíssima, com grandes e constantes alterações na legislação, ao ter-se acuracidade de valores devidos aos cofres públicos, a empresa conta com subsídios fortes para um bom planejamento tributário.  Inseridos em um mercado cada vez mais competitivo, essa gestão de impostos pode ser um fator decisivo na conquista e manutenção das atividades das empresas e organizações".

Imagem da chamada  de capa: Shutterstock

Facebook
Twitter
LinkedIn