Solução tecnológica monitora dados em tempo real para maior eficiência no campo

Redação 16/05/2018
Redação 16/05/2018

Relatório divulgado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontou que a produção agropecuária do Brasil quadruplicou nos últimos 41 anos. Para se ter uma ideia, em 1975 a produção de grãos era de 40,6 milhões de toneladas, enquanto a safra 2016/2017, que foi recorde, registrou 238 milhões.  A melhoria do uso de recursos e o aprimoramento das máquinas agrícolas foram fundamentais para esse crescimento. Nesse sentido, buscando acentuar a curva de produtividade com o melhor aproveitamento de terras existentes, a Hexagon Agriculture lançou a solução HxGN AgrOn Production, que prevê o gerenciamento inteligente de produção para operações agrícolas e florestais.

Na prática, a solução, que combina software e hardware, monitora dados em tempo real, fornecendo uma visão completa de todos os acontecimentos durante a produção no campo. A solução automatiza o uso mais eficiente das máquinas, do combustível, dos insumos, da água e até das sementes utilizadas.  A tecnologia permite também a rastreabilidade das ações de forma detalhada, alertando desvios de forma ágil e inteligente e dando suporte à tomada de decisão. As informações abastecem ferramentas de inteligência artificial, que aos poucos “aprendem” os processos e são capazes até de recomendar ações, com base nos padrões captados anteriormente.

Esta abordagem e algoritmos são foco do grupo Hexagon, que possui tecnologias e ofertas similares em diversas outras indústrias como mineração, construção e smart cities. O segmento de agricultura da Hexagon desenvolve um leque de soluções de tecnologia que visam a automatização e aumento de eficiência nos processos agrícolas, como a AgrOn Production, uma plataforma modular para planejamento, execução e monitoramento das operações com foco no ciclo de cultivo. Os diversos módulos podem ser implementados individualmente e integrados com tecnologia de outros fornecedores ou adquiridos como uma solução completa.

 

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.