Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

SP: Apas e secretaria querem eliminar sacolas plásticas dos supermercados

redacao 01/02/2011
redacao 01/02/2011

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo irão formar um grupo de trabalho que visa a desenvolver ações para viabilizar o fim das sacolas plásticas nos supermercados paulistas.

De acordo com a associação, a parceria possibilitará estudos e campanhas de conscientização que alertam sobre os danos causados pelas sacolas plásticas.

O secretário do meio ambiente, Bruno Covas, declarou que os dados coletados poderão ser usados para elaborar um projeto de lei. “O resultado dos estudos deverá nos municiar de informações suficientes para estruturar um projeto de lei extinguindo as sacolas plásticas”, disse.

Jundiaí
Em Jundiaí (interior de São Paulo), há cinco meses, existe uma campanha da Apas, em parceria com a prefeitura, que incentiva a não utilização de sacolas plásticas nos supermercados na cidade. Segundo o presidente da entidade, João Galassi, já foram eliminadas 22 milhões de sacolas. “O que equivale a 80 toneladas de plástico, sem que houvesse um projeto de lei”, acrescenta.

No Rio de Janeiro, desde julho do ano passado, a utilização de sacolas plásticas é restrita. As empresas tiveram de substituir as sacolas de plástico pelas retornáveis ou por outras de material resistente, porém, reutilizável.

Segundo a legislação, o prazo para a substituição destas sacolas é de dois a três anos para microempresas e empresas de pequeno porte. Para as empresas de médio e grande portes, o prazo é de um ano.
 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.