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SPC Brasil e Serasa Experian anunciam ampliação da parceria entre as entidades

redacao 09/02/2012
redacao 09/02/2012

 O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Serasa Experian anunciaram, ontem, no Recife, ampliação da parceria entre as entidades. Na prática, o consumidor que tiver o nome negativado em uma estará automaticamente negativado na outra. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, existem cerca de 530 mil pessoas com o nome sujo na cidade. Para os lojistas, a novidade é sinônimo de agilidade, já que será possível usufruir da união dos serviços e da diminuição no tempo de consulta ao sistema. A expectativa é que o intervalo de espera passe de um segundo para 200 milissegundos.

A taxa de crescimento da inadimplência cresceu 4,6% em 2011 no Recife, enquanto no Brasil o índice fechou o ano em 5,4%. A maioria dos endividados (36%) está em falta com os pagamentos no cartão de crédito.

É importante observar que não se trata de uma fusão. O convênio não irá interferir nas operações individuais do SPC e da Serasa.

A união possibilitará consulta a dados de pessoas físicas e jurídicas. Isto porque o perfil do SPC é complementar ao da Serasa. O primeiro domina o acesso a informações entre consumidores e lojistas, está mais ligado ao varejo regional e aos pequenos e médios varejistas. Enquanto o segundo é mais voltado para dados de pessoas jurídicas, com destaque para bancos. O SPC está presente em 58 CDLs de Pernambuco, enquanto a Serasa possui apenas um ponto no Estado, na Zona Sul do Recife.

A expectativa é que, num futuro próximo, o processo de limpar o nome seja feito de forma instantânea. Hoje o SPC demora até 24 horas para finalizar o processo e a Serasa até uma semana.

O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro, aproveitou o evento para traçar um panorama geral da concessão de crédito em 2012. A mobilidade social e a entrada maciça de recursos para acesso ao crédito foram responsáveis por uma grande transformação no mercado. Estamos agora num momento de maturação, e o crédito continuará sendo uma grande alavanca de vendas, apesar de as expectativas para o comércio estarem andando a uma aceleração menor . Ele espera ainda que a união anunciada ontem ajude a engordar o número de consumidores inscritos no cadastro positivo.

CERTIFICAÇÃO

A CDL Recife começará a emitir, dentro dos próximos dias, a certificação digital, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. O presidente da entidade, Eduardo Catão, alerta que, dentro de cerca de 90 dias, a assinatura digital passará a ser obrigatória. Trata-se de um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente de chaves criptográficas, considerando processos de confidencialidade e autenticidade.

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