Startup catarinense é contemplada por programa de aceleração na Alemanha

A startup PackID, de Chapecó-SC, da área de Nanotecnologia e Big Data, recebeu um prêmio de 10 mil euros em Berlim, na Alemanha. O investimento provém de programa de aceleração de startups AdMaCom, por meio da rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials). Desde agosto, cinco startups catarinenses, junto a outras dez europeias selecionadas, competiram no AdMaCom.

As Startups receberam treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras. Além da contemplada, que desenvolveu Embalagem Inteligente, capaz de garantir a qualidade do alimento e o shelf-life por meio do controle da temperatura, as catarinenses participantes foram ETAX (São Bento do Sul), Alkimat (São José), NanoScoping e Due. Três das cinco brasileiras são oriundas do programa Sinapse da inovação,promovido pela FAPESC e executado pela Fundação CERTI.

Os sócios da startup vencedora PackID, Caroline Dallacorte e Thales Akimoto desenvolveram etiqueta adesiva com nanosensor de temperatura que auxilia a cadeia alimentícia e farmacêutica a monitorar em tempo real, via desktop ou mobile, seus produtos. De acordo com Caroline, o ganho da solução está na oferta de prevenção, pois estes ramos da economia perdem produtividade devido à falta de um serviço/produto como este no mercado.

Histórico do programa Sinapse da Inovação

Desde o seu lançamento, em 2008, até a 4ª edição, em 2014, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 294 empresas, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 120 milhões em 2014. As empresas criadas geraram 1200 postos de trabalho altamente qualificados, já depositaram pelo menos 94 patentes e geraram 259 relações de parcerias com universidades, grandes empresas e entre as próprias empresas geradas no programa. A quinta edição teve início em setembro de 2015 e atualmente os 91 projetos selecionados estão em etapa de pré-incubação, iniciada no dia 4 de outubro deste ano.

Somado a isso, o programa já envolveu mais de 28 mil cidadãos catarinenses, entre proponentes de ideias, avaliadores e visitantes do Portal Sinapse da Inovação, atingindo 262 municípios do estado e disseminando a cultura do empreendedorismo inovador em Santa Catarina.

Mais informações: http://www.sinapsedainovacao.com.br/

Crédito imgem: Manuel Steidle

Facebook
Twitter
LinkedIn