Startup cria plataforma para facilitar a criação e a gestão de contratos jurídicos

O aplicativo da Santo Contrato oferece funcionalidades para editar, gerenciar e armazenar documentos jurídicos via internet

Redação 12/03/2018
Redação 12/03/2018

A startup gaúcha Santo Contrato desenvolveu um sistema online para a elaboração, gestão, negociação e assinatura de contratos e documentos legais. Comercializado na modalidade de software como serviço, o sistema oferece um banco com modelos de contratos e funcionalidades para editar, gerenciar e armazenar documentos jurídicos diretamente na plataforma, tudo via internet.

A startup foi criada pelos amigos Marcel Boff e Lucas Cunha quando buscavam uma solução para os seus problemas cotidianos. O advogado Marcel gastava muito tempo e esforço com o trabalho operacional que envolvia revisões, alterações, assinaturas e renovações dos contratos dos seus clientes, enquanto Lucas, engenheiro e especialista em marketing digital, enfrentava problemas para organizar seus contratos de prestação e contratação de serviços.

Marcel Boff, CEO e idealizador da Santo Contrato, explica que eles desejavam um ambiente onde pudessem gerenciar facilmente todo o ciclo de vida dos contratos, incluindo a possibilidade de negociação entre as partes contratantes, sem a necessidade dos mesmos estarem presentes fisicamente. “Toda empresa precisa gerenciar contratos, seja com clientes, fornecedores ou prestadores de serviços, mas muitas vezes não contam com assessoria jurídica e acabam criando documentos inadequados. A nossa intenção é oferecer um serviço capaz de profissionalizar e desburocratizar o fluxo das informações nas negociações contratuais para que os empresários não percam tempo se preocupando com os documentos e possam se dedicar a coisas mais importantes como as vendas e a gestão da empresa”, comenta Boff.

O acesso à plataforma é comercializado em diferentes planos mensais, de acordo com a necessidade do cliente, e oferecem modelos de documentos para personalização e download, edição colaborativa, armazenamento de versões anteriores para consultas, assinatura digital com validade jurídica, notificações, calendários de prazos, entre outras funcionalidades.

A ferramenta é totalmente colaborativa, por meio dela as partes envolvidas podem trocar mensagens e realizar conferências para chegarem ao contrato perfeito, até o momento da assinatura digital. E os usuários também podem alimentar a plataforma com os seus próprios modelos de contratos.

A empresa também oferece separadamente um serviço de negociação contratual no qual um profissional especializado auxilia o usuário na elaboração e negociação do contrato, sempre que for solicitado.

Boff comenta que a solução é bastante adequada para as pequenas empresas, que não dispõem de um departamento jurídico e nem podem contratar um advogado especializado, mas também pode ser usada por pessoas físicas e empresas maiores, que desejam reduzir custos com a gestão de documentos e aumentar a produtividade da equipe. “Os documentos ficam armazenados na nuvem e protegidos com criptografia. Também é possível fazer o upload de documentos já existentes para centralizar a gestão de todos os contratos em um só lugar”, explica.

Para grandes empresas, a startup oferece planos que permitem que diversos usuários utilizem a plataforma. Assim, uma equipe que trabalhe com a gestão de contratos pode centralizar todo o trabalho na plataforma, com cada usuário cumprindo uma função diferente.

A Santo Contrato é uma das startups que receberam investimento da Aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups do Brasil e que conta com o apoio de investidores que proporcionam para as empresas aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

 

 

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