Startup incentiva a prática de hábitos saudáveis com base no DNA dos funcionários

Imagine a possibilidade de ter um programa personalizado de saúde, baseado na sua carga genética e proporcionado pela empresa em que você trabalha? Esse benefício já é realidade para os colaboradores da Kenoby, software de recrutamento e seleção, nascida em 2015 e idealizada pelo cofundador Marcel Lotufo. Em parceria com a InYou, plataforma digital que ajuda as pessoas a iniciar uma jornada de transformação na mudança de hábitos, o programa é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e especializada, que colhe amostras de saliva e envia para análise minuciosa dos laboratórios da Pathway Genomics, nos Estados Unidos.

Os funcionários também precisam preencher um questionário sobre saúde e estilo de vida, que será avaliado junto com o material genético. Com base nos resultados, é então elaborado um programa estruturado em três categorias: fitness, nutrição e de meditação, de acordo as informações médicas e perfil de vida e predisposição de cada usuário. A startup recebe um relatório com o cruzamento do mapeamento genético de cada funcionário. “Além de proporcionar bem-estar e motivação para se ter mais qualidade de vida, disposição para fazer o que se gosta no tempo livre, é uma forma de acreditar na capacidade de mudança de cada pessoa”, diz Lotufo que iniciou o projeto em maio de 2018.

A empresa desenvolvedora da tecnologia garante alterar o estilo de vida em até 147 dias aproximadamente (21 semanas), com recomendações para a disciplina e mudança de hábitos via aplicativo e conteúdo com jogos. Utiliza algoritmos de inteligência artificial e computação cognitiva para compilar publicações médicas científicas, bem como a construção do relatório sobre as características particulares de cada pessoa.

“O programa conta com a ajuda de profissionais de saúde, e, sendo personalizado, realiza uma transformação no usuário de forma específica e eficiente”, explica Daniel Lindenberg, CEO da InYou. Mais do que uma base de dados para o profissional de saúde, é uma plataforma de engajamento e monitoramento online da evolução do cliente.

A InYou conta com suporte técnico e científico de médicos, geneticistas, educadores físicos e nutricionistas tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos.

Levantamento

Estudo global feito pela Deloitte Global e pelo Consumer Goods Forum (CGF) apontou aumento na participação de colaboradores nos programas de saúde e bem-estar das empresas. Esse ano, mais de 1,6 milhões de funcionários participaram de iniciativas como essa, o que representa um crescimento de 23% em relação ao último ano. Cerca de 78% das companhias no mundo estão desenvolvendo programas internos para incentivar bons hábitos alimentares.

Facebook
Twitter
LinkedIn