Startup monta e-commerce de artistas e faz sucesso reunindo fãs

A união da paixão pela música com a formação técnica em tecnologia fez Bruno de Marchi fundar a bandUP!, startup de e-commerce no segmento de entretenimento, que reúne fãs de música, filmes, séries de TV, comics, games e cultura pop.

Com pouco mais de quatro anos de operação, a bandUP! já tem como parceiros grandes empresas como a TV Globo, Maurício de Sousa, Warner Bros, DC Comics, Sanrio/ Hello Kitty, SBT, Warner Music, Activision (Call of Duty), Blizzard Games, além dos maiores artistas nacionais e internacionais de todos os gêneros musicais.

A ideia empreendedora de Bruno, colocada em prática com seus sócios, foi criar uma operação “full commerce 360”, sendo responsável por todas as etapas do processo que incluem a criação e operação da loja virtual, logística, criação e desenvolvimento de produtos oficiais, fabricação sob demanda, marketing digital e atendimento aos fãs. Como resultado, a startup hoje opera mais de 60 lojas oficiais customizadas para cada um de seus artistas e marcas e apresenta crescimento de 75% em ano de crise.

Antes de fundar a bandUP!, Bruno começou empreendendo com a FunStation, outra startup ligada ao segmento de entretenimento. A ideia para esse negócio nasceu na Universidade de Lugano (USI) na Suíça, onde um dos seus parceiros, que atuava como programador neste projeto, estudava. Após uma apresentação que fez muito sucesso em um evento da universidade, Bruno e seus parceiros iniciaram o trabalho para transformar o projeto em uma empresa de verdade. E quando voltou ao Brasil, começou a criar a startup.

Depois de três anos em operação no Brasil, com parcerias firmadas com empresas como FNAC, Carrefour, Oi e Warner Music, a FunStation recebeu uma proposta do governo do México para implantar a operação na Cidade do México, utilizando os quiosques instalados nas principais estações de metrô da cidade para a distribuição de conteúdo cultural gratuito.

O convite foi bem oportuno, pois na época Bruno e os sócios enfrentavam dificuldades no Brasil por conta da não liberação de conteúdo pelas grandes empresas da indústria da música. E essa questão era essencial para o avanço do negócio. Diante disso, resolveram migrar a operação totalmente para o México. Depois de participar da implantação e operação da FunStation nos primeiros dois anos no México, Bruno voltou ao Brasil com a ideia de abrir um novo negócio que envolvesse criação, e-commerce e fosse liga do ao segmento de música e entretenimento. Assim, nasceu a bandUP!.

O fato de Bruno ser músico e ter se relacionado com outros artistas e com profissionais da indústria fonográfica contribuiu para que ele criasse a empresa. “Isso me ajudou em vários aspectos. Primeiro porque conseguia em muitos momentos me imaginar e pensar como o artista que estava ouvindo a proposta da bandUP!, e não como a pessoa que está oferecendo esta proposta ao artista, que era o meu caso real”, relata. Pensando dessa forma, ele tentava imaginar os desejos e os anseios destes artistas, moldando os conceitos e as propostas da melhor maneira possível para atender às necessidades desses clientes.

Bruno acrescenta também que o fato de ele ter uma rede de relacionamentos composta basicamente por artistas e profissionais da música e da indústria fonográfica favoreceu a percepção apurada que ele tem para entender mais esse público. E, por fim, ele releva que ser músico sempre fez com que ele trabalhasse de forma muito mais intensa e apaixonada pelo negócio. Além disso, os anos de aprendizado que acumulou, empreendendo com a FunStation serviram como uma sólida base para fundar a bandUP! “A FunStation foi uma ótima escola para aprendizados rápidos baseados seados em tentativas, erros e correções contínuas”, avalia.

Para completar, a formação de Bruno como tecnólogo em informática foi essencial para que ele conhecesse e se comunicasse com pessoas envolvidas na área de tecnologia. Para criar a bandUP!, Bruno conta que não fez plano de negócios, porém, durante as várias fases de expansão da startup, costumava desenhar as ideias que iriam permear o surgimento e o crescimento da empresa, mas sem aplicá-las em um plano de negócios formal.

Com o avanço da startup, ele precisou escrever um esboço do plano de negócios para a parceria com o primeiro artista, que foi a banda Restart. Depois disso, ele conta que o plano sempre foi redesenhado para adaptar-se às mudanças e ao crescimento da empresa. Bruno diz que a banda Restart foi o laboratório para o empreendimento crescer.

De fato, desde que Bruno começou a cuidar da criação de todo o merchandising da banda, eles se tornaram o maior fenômeno do mercado fonográfico no ano de 2010. Com esse resultado, o mantra “mais do que clientes, a bandUP tem fãs!”, foi criado, repetido e praticado incansavelmente dentro da startup. Assim, criando, desenvolvendo e operando lojas virtuais, produtos oficiais e serviços especialmente customizados para os artistas, as marcas e seus fãs, a bandUP! começou a chamar a atenção e logo conquistou grandes clientes, se tornando líder neste segmento no Brasil. Como exemplo, a startup é responsável por operar uma das quatro lojas mundiais dos Beatles, ao lado dos EUA, UE e Japão, a segunda operação de e-commerce da DC Comics, da Warner Bros, da banda de rock Kiss (maior vendedor de merchandise musical do mundo) e a terceira operação de e-commerce do Elvis Presley do mundo.

Na área de criação, a bandUP! desenvolveu mais de 12 mil produtos oficiais para os seus artistas e marcas através da sua própria equipe de designers. E outro diferencial da startup é a sua unidade de fabricação sob demanda, que é uma das únicas no Brasil projetada para fabricar em um prazo máximo de 24 horas cerca de 40 produtos com a possibilidade de 12 mil estampas diferenciadas. Isso é possível, graças a uma equipe de designers e uma fábrica sob demanda para atender ao conceito de fast fashion, possibilitando que a bandUP! crie, disponibilize, venda, fabrique e entregue um novo produto em menos de 24 horas.

Bruno – que atua como o gestor da empresa, ao lado de Guilherme Mucare, que responde pela área administrativa/ financeira, Guilherme Fantin pela área de criação/marketing, Pedro Ivo pela fábrica e logística, Flávio Ferreira pela área de serviços e Frederico Indiani, ex-diretor de varejo da Saraiva, que veio integrar o time assumindo a área de operações – se orgulha de ter criado e profissionalizado um mercado até então inexistente para os artistas no Brasil, que se limitavam a vender alguns produtos com resultados inexpressivos nos shows.

A startup também conta com nomes relevantes do mercado em seu quadro de acionistas: João Marcelo Bôscoli, produtor musical e fundador da Trama, e Beto Horst, empresário do mercado imobiliário e fundador da AGRA, que levou para a bandUP! a sua experiência como empreendedor, ensinando e implantando na startup um modelo de gestão e tecnologia empresarial meritocrática.

Para os próximos anos, Bruno revela que a bandUP! planeja atuar cada vez mais como uma empresa inovadora, criando e operando em multiplataformas de negócio que vão do e-commerce e criação de produtos a ativação de novos canais e modalidades de venda, serviços especiais e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas às áreas de atuação da empresa através do seu próprio laboratório de P&D batizado de LAB17340 – nome dado devido ao CEP de Barra Bonita (SP) que é sede da empresa. Além disso, a bandUP! desenvolve, desde o ano passado, um projeto de formação educacional junto a ETEC de Barra Bonita com o intuito de se aproximar da escola ajudando na formação de jovens nas áreas compreendidas pela bandUP! em sua operação.

Facebook
Twitter
LinkedIn