Startups exigem espaço de trabalho diferenciado aos colaboradores

Toda startup possui um estilo de decoração peculiar. E não é por acaso. Como trabalham com lançamentos, oferecendo serviços e produtos novos, essas empresas vivem em um cenário de incertezas. Afinal, o público pode aprovar ou não a novidade. Exatamente por isso, as startups precisam manter seus colaboradores sempre motivados e criativos. E é nesse ponto que a arquitetura de interiores entra como forte aliada.

Ao criar ambientes estimulantes, fora dos padrões sisudos e tradicionais, os funcionários se sentem à vontade e rendem mais. E parece mesmo que esse tipo de proposta (de trabalho e de decoração) tem dado certo. No momento em que o cenário nacional e mundial é afetado pela crise econômica, as startups aceleram o ritmo e seguem em franco crescimento. E se o negócio vai bem, por que não investir mais ainda no ambiente dos colaboradores?

É exatamente isso que tem acontecido. Essas empresas estão apostando mais alto na decoração para ajudar os funcionários a superarem as expectativas e, claro, os lucros. “Acreditamos que este novo modelo de arquitetura tem sido muito utilizado porque o conceito de trabalho dos jovens empreendedores mudou. Esta nova forma de trabalho exige também um espaço diferenciado”, enfatizam as arquitetas e urbanistas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura, que executam, cada vez mais, projetos para startups.

As profissionais destacam quais quesitos não podem ficar de fora na hora de projetar a decoração de empresas com esse perfil: “É muito importante que o espaço seja informal, os ambientes integrados e com pouca ou nenhuma hierarquização de postos de trabalho. Desta maneira, é permitido utilizar cores vibrantes, propor um layout aberto, salas de reunião com permeabilidade visual, espaços multifuncionais e valorização da área de lazer”.

O clima nas startups é sempre descontraído e a decoração deve ser assim também. Por isso, as cores nesses espaços de trabalho são bem-vindas. “Os espaços são frequentemente coloridos. As plotagens em paredes e vidros, elementos de decoração como quadros, avisos e pufes são muito utilizados, pois têm caráter lúdico e contribuem para a motivação da equipe”, explicam Nathália e Luciana.

Apesar de tanta descontração, o foco é no resultado, e eles aparecem. “Espaços para escrever, montar diagramas e organizar tarefas são elementos obrigatórios. Isso permite o uso de paredes pretas como quadros negros, lousas e painéis na decoração do espaço. Tudo tem que ser dinâmico e integrado, lazer e trabalho andam lado a lado nas startups, e com muita harmonia e maturidade”, encerram as profissionais da Óbvio Arquitetura.

www.obvio.arq.br

Facebook
Twitter
LinkedIn