Steve Jobs renuncia ao cargo de executivo-chefe da Apple

De licença médica desde janeiro, Steve Jobs, fundador da Apple, anunciou que deixará definitivamente o cargo de CEO depois de 14 anos no comando. Seu destino continuará ligado à empresa como consultor ou possivelmente na presidência do conselho de administração. Em seu lugar, Tim Cook, que já exercia o posto interinamente, será efetivado, consolidando a transição.

A reação no mercado será observada com mais detalhe amanhã já que o anúncio ocorreu depois do fim do pregão. Em negociações pós-fechamento, os papéis havia se desvalorizado em cerca de 7%. Alguns investidores, porém, diziam ontem que uma possível saída de Jobs já estava precificada nas ações ao longo do último ano e Cook seria considerado um sucessor preparado para assumir o comando de forma definitiva.

A decisão do fundador da maior empresa do mundo em valor de mercado foi dada através de uma carta enviada para os integrantes do conselho. "Sempre soube que se chegasse um dia em que não pudesse mais cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, vocês seriam os primeiros a saber", afirmou no texto assinado de Cupertino (Califórnia), sede da empresa.

Em seguida, Jobs indicou que poderia assumir um novo papel. "Eu renuncio ao cargo de CEO da Apple e gostaria de servir, caso o conselho ache necessário, como presidente do Conselho, diretor e empregado da Apple", afirmou o fundador da empresa que, na avaliação de muitos, é a sua própria cara. Ele acrescentou que recomendava ao conselho que nomeasse Tim Cook como CEO.

Aos 55 anos, Jobs continua realizando tratamento médico e não há informações claras de como está a sua saúde. Neste ano, ele apareceu publicamente em março, para lançar o iPad2, no lançamento do iCloud, em junho, e também esteve presente em um jantar organizado pelo presidente Barack Obama. Nestas ocasiões, o fundador da Apple, sempre vestido com seu jeans e a camiseta de gola alta preta, estava bem mais magro, apesar de apresentar enorme disposição, sem deixar transparecer algum problema.

Em 2004, Jobs foi submetido a uma cirurgia para tratamento de câncer no pâncreas. Cinco anos mais tarde, precisou realizar um transplante de fígado. Os dois procedimentos são complicadíssimos e de elevado risco para a vida do paciente.

A Apple tem 35 anos e foi fundada por Jobs, ainda jovem, junto com Steve Wozniak ,e revolucionou o mercado de tecnologia pela primeira vez com ao introduzir o Macintosh. Porém ele deixaria a empresa nove anos mais tarde para retornar cerca de dez anos depois e se consolidar como um dos maiores inovadores de toda uma geração da área de tecnologia.

O iPod revolucionou a forma de as pessoas ouvirem música. O iPhone transformou-se no mais bem sucedido aparelho celular de toda a história. O iPad é o último produto a transformar a vida dos consumidores, que cada vez mais deixam os PCs de lado e optam por tablets.

Nos Estados Unidos, alguns dos clientes da Apple são praticamente como religiosos, tratando Jobs como guru, e fazem filas gigantescas para comprar um produto quando este é lançado. As lojas viraram pontos turísticos. A filial da Apple na Quinta Avenida é dos lugares mais visitados por turista em Nova York, chegando perto do Empire State Building e da estátua da Liberdade.

Facebook
Twitter
LinkedIn