Sustentabilidade: maioria das empresas ainda desconhece a Rio+20

 Uma sondagem realizada pelo Sebrae revelou que, apesar das ações sustentáveis serem importantes para a maioria das empresas do País, cerca de 81% das MPEs (micro e pequenas empresas) ainda desconhecem a Rio+20 – evento que tratará tal tema entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, o problema está justamente nos interesses das empresas brasileiras, que geralmente visam ao lucro e não entendem bem os benefícios gerais de incorporar ações sustentáveis ao seu dia a dia.

“Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa”, garante o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, que ressalta ainda como o principal benefício de tais ações a melhora da imagem das companhias perante o mercado.

Cenário atual
Hoje, 46% dos entrevistados percebem que a questão ambiental representa uma oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucro relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos nem despesas.

Mas isso apenas mudará, se a percepção dos envolvidos também mudar. “O desafio é fazer com que a maioria das MPEs passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão de seus negócios”, diz Barreto.

Atualização necessária
O estudo divulgado na quinta-feira (3) revelou ainda que, do total de empreendedores ouvidos pelo Sebrae, 65% deles declararam ter conhecimento mediano sobre os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, enquanto 21% disseram saber pouco.

“Os que alegaram não possuir conhecimento sobre os tema foram 2%”, informou o Sebrae.

Facebook
Twitter
LinkedIn