Sustentável no dia-a-dia

As construções sustentáveis já são uma realidade no Brasil. Temos acompanhado o crescimento do número de novos lançamentos que já nascem verdes desde o projeto, com rigorosos controles para a redução dos impactos no meio ambiente, tecnologia avançada para melhoria da eficiência energética, entre outros critérios que visam também conforto térmico e qualidade do ar interno.

Mas, como fica a questão quando analisamos as edificações já existentes? É possível torná-las sustentáveis? A resposta é sim e no país já temos reconhecido o primeiro empreendimento que tem a sua operação e manutenção sustentável.

A tendência será esta daqui para frente: tornar sustentável o dia-a-dia das edificações; com medidas que visam, principalmente, melhorar a qualidade de vida para os ocupantes, reduzir os impactos para as cidades, com efetiva redução de custos operacionais, gerando maior competitividade e também rentabilidade para seus investidores.

Políticas de limpeza verde, de redução de emissões, de compras sustentáveis, programas de reciclagem, programas de manutenção e atualizações dos sistemas prediais são alguns aspectos trabalhados ao se tomar a decisão de tornar um empreendimento já existente mais saudável e mais atraente às empresas, mais competitivo e com ambientes que levam a maior produtividade dos colaboradores.

O processo exige o envolvimento de todos, dos ocupantes, proprietários aos fornecedores, para a criação de novos procedimentos, alterações práticas e culturais, demonstrando que sustentabilidade predial é um processo de mudança, que depende, sobretudo, do engajamento das pessoas.

Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn