Tablets: do mundo do entretenimento para o ambiente corporativo

redacao 09/04/2012
redacao 09/04/2012

09|04|2012

Quando se fala de tablets, a maioria das pessoas pensa em entretenimento. Esta percepção, propagada também pela avalanche de aplicativos que têm a diversão como o principal objetivo, é resultado da estratégia utilizada no lançamento destes gadgets por empresas como a Apple, que, apostando no potencial da indústria do entretenimento, apresentaram os tablets como verdadeiras “centrais de divertimento”.

A estratégia foi certeira. Em pouco tempo, os aparelhos tornaram-se objetos de desejo em todo o mundo e consolidaram-se como gadgets para fins recreativos, fato comprovado em pesquisa realizada no ano passado pela AdMob, uma das maiores redes de publicidade móvel do mundo, que apontou que os tablets são utilizados principalmente para jogos eletrônicos.

O foco no entretenimento, no entanto, faz com que os usuários negligenciem uma importante utilidade para estes aparelhos que revolucionaram a portabilidade da informação: o uso no ambiente corporativo. Além de permitir o acesso à internet e aos e-mails, práticas já bastante difundidas, com os aplicativos certos, os tablets podem ser aliados perfeitos para uma gestão empresarial mais eficiente.

Alguns empreendedores apostam neste segmento e, de forma pioneira, começam a desenvolver aplicativos corporativos para tablets, que permitem que os gestores acessem informações relevantes para a administração dos negócios e acompanhem o rendimento de seus colaboradores em tempo real, onde quer que estejam. Além disso, os aparelhos podem ser implementados na rotina operacional das empresas, facilitando processos como o controle da entrada e saída de mercadorias ou agendamento de reuniões e visitas a clientes.

A mobilidade trazida pelos tablets à administração das empresas é, sem nenhuma dúvida, um diferencial que não pode ser ignorado pelos gestores que pretendem ter relevância nos mercados nos quais atuam e, muito em breve, estes aparelhos revolucionários se tornarão uma necessidade imperativa para o sucesso dos negócios.

Fabio Humberto é sócio e diretor de desenvolvimento da Two-S, desenvolvedora de aplicativos para tablet com foco no mundo corporativo.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.