Tecnologia auxilia tratamento de deficientes auditivos

A Incluir, empresa de Tecnologia Assistiva que desenvolve soluções para pessoas com deficiência, está dando uma importante contribuição para o tratamento da surdez. 

Sediado em Itajubá, Belo Horizonte, o empreendimento desenvolveu com o apoio do Sebrae, uma plataforma para internet que realiza testes baseados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para avaliar o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado da língua.

O objetivo, segundo o sócio-diretor da empresa, Fernando Freitas, é facilitar a avaliação do uso da língua de sinais por deficientes auditivo que tenham ou não problemas de fala. “São testes que analisam aspectos neurolinguísticos que influenciam diretamente na habilidade de leitura e escrita”, explica. A ideia surgiu ao observar como eram aplicados os testes. “Os pacientes assistiam a vídeos e imagens que eram passados de forma manual no computador, e os diagnósticos eram escritos à mão”, conta.

Com a plataforma, chamada Linintec (www.linintec.com.br), as imagens são passadas de maneira automática e os profissionais podem ter as informações armazenadas em um banco de dados para futuras análises, o que automatiza todo o processo. “Ela funciona de forma dinâmica, por meio de uma tecnologia que permite ao aplicador do teste controlar o que o paciente está vendo na tela. Além disso, um relatório com o diagnóstico é gerado ao final do teste”, acrescenta Fernando.

O lançamento da ferramenta, que será destinada a profissionais da área da saúde e da educação, está previsto para outubro. “Com essa plataforma, os profissionais poderão oferecer o tratamento ideal. Isso não acontecia antes, pois sem uma avaliação adequada, não há como tratar”, destaca Fernando.
Para os pacientes, a plataforma representa um avanço, visto que se trata de um serviço totalmente baseado na língua de sinais e que não existia no mercado.

USP e Sebraetec

A plataforma Linintec foi desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do Sebraetec, programa que visa incentivar as micro e pequenas empresas a investirem em inovação. Foram R$ 40 mil destinados pelo programa. “O apoio foi fundamental para o desenvolvimento da plataforma, pois colaborou com a transformação de uma ideia em um projeto real, que poderá impactar a vida de muitas pessoas que até então não tinham diagnósticos de problemas linguísticos”, reforça o diretor da empresa. O projeto da plataforma ganhou o 3º lugar na Olimpíada USP de Inovação, categoria Empresa Nascente.

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn