Tecnologia da informação reduz custos para pequena empresa

Cerca de 39% das micro e pequenas empresas brasileiras não investem em TI (tecnologia da informação), de acordo com o engenheiro Arquimedes Oliveira, presidente do Sindfor (Sindicato da Indústria de Informática).

O dado foi apresentado durante o seminário "Como fazer negócios utilizando a tecnologia da informação", realizado Na Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte-MG, esta semana.

Segundo ele, alguns mitos permanecem. "Muitos empresários pensam que são pequenos demais para investir em TI, mas não há tamanho mínimo para que uma empresa possa se beneficiar da tecnologia. Outro erro é pensar que a tecnologia é cara, inacessível para os pequenos. Hoje, os custos despencaram".

Recursos gratuitos
Em muitos casos, os empreendedores têm à sua disposição recursos gratuitos na internet. O engenheiro e mestre em Administração, Antônio Carlos Amorim, destacou que a infra-estrutura de TI disponível na internet é pública. Transmissão ao vivo, aplicativos e redes sociais se transformaram em poderosos recursos de divulgação e realização de negócios. Apesar de não ser gratuito, o Voip é outro recurso da internet que reduz os gastos das empresas, sendo uma alternativa à telefonia tradicional.

Amorim citou como exemplo a pequena empresa Safira Sedas: "foram criadas comunidades da loja em sites de relacionamentos. A empresa ainda se cadastrou no Pague Seguro, um aplicativo gratuito que permite a venda pela internet. Em seis meses, foram contabilizadas 18 mil visitas", contou.

"Se a intenção é estimular as vendas, o empresário deve escolher qual o conteúdo, quais aplicativos e quais interações sociais serão utilizadas", acrescentou.

A tecnologia melhora o acesso às informações para tomada de decisões, automatiza as tarefas rotineiras, melhora o controle interno das operações e facilita o atendimento ao cliente. "As empresas que investem em tecnologia exportam, crescem e geram empregos", garantiu o palestrante do evento, Lúcio Fonseca.

Facebook
Twitter
LinkedIn