Tecnologia de microlocalização aumenta a produtividade das empresas

O Brasil registrou um aumento na produtividade de 4,5% em 2017, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, o avanço tecnológico contribuiu para esse crescimento; não apenas por meio da evolução de máquinas e equipamentos, mas também pela aplicação de tecnologias disruptivas na gestão de pessoas. Exemplo disso é a microlocalização, que utiliza dados de geolocalização do funcionário para conectar a vivência online e offline.

Para as empresas, a microlocalização aumenta a compreensão da movimentação do funcionário no ambiente de trabalho, o que permite identificar fatores que incentivam a produtividade durante a rotina na empresa. Para o colaborador , a tecnologia favorece o reconhecimento pelo tempo dedicado ao trabalho e é um meio para se chegar ao maior aproveitamento da carga horária. Por isso, promete ser o diferencial para quem gerencia grandes equipes em áreas amplas, como escolas, hospitais e construtoras.

Em uma abordagem inédita no mercado de Recursos Humanos, a Ahgora lança a aplicação  Ahgora Live Indoor. A tecnologia fornece dados de microlocalização, que permite mensurar a produtividade da equipe e identificar gargalos. Isso otimiza o tempo dos colaboradores favorecendo, inclusive, para que tenham uma rotina mais tranquila e melhor aproveitada.

Ao ter informações sobre a movimentação interna de colaboradores de uma indústria ou empresa, por exemplo, é possível saber quais pessoas estão em determinada linha de produção e quais setores têm  maior carência de colaboradores. Nestes casos, cabe ao gestor optar, então, por realocar a força de trabalho para obter melhores resultados.

O Ahgora Live Indoor foi desenvolvido após a constatação de que muitas empresas precisavam de informações em tempo real sobre os colaboradores no espaço de trabalho para agir de forma rápida e estratégica, realocando a força de trabalho quando necessário, a fim de manter a operação.

“Na construção civil e serviços terceirizados, por exemplo, é importante saber onde o colaborador está, se após o início da jornada de trabalho está produzindo e quanto tempo permanece em cada local. O Ahgora Live Indoor oferece essas respostas em tempo real, aumentando a efetividade do RH e da gestão, bem como a produtividade dos colaboradores. Os dados ajudam a aumentar a eficiência operacional de cada funcionário em sua jornada de trabalho”, explica João Gabriel Lima, Product Owner e especialista em Inteligência Artificial na Ahgora.

O Ahgora Live Indoor será lançado pela Ahgora no 44° Conarh – Congresso Nacional de Gestão de Pessoas. Realizado de 14 a 16 de agosto na capital paulista, o evento reúne as principais referências do setor. Especializada no desenvolvimento de software e equipamentos para gestão de ponto, presença e acesso, a Ahgora se destaca por combinar cloud computing (nuvem) e IoT (Internet das Coisas).

Tecnologia ajuda a mensurar produtividade de profissionais

A tecnologia de microlocalização para o mercado de Recursos Humanos auxilia na gestão da ocupação do prédio e no acompanhamento da jornada de trabalho do colaborador. Por meio de um layout personalizável, é possível visualizar dados da ocupação das posições de trabalho e ter informações sobre a assiduidade. Para os colaboradores, a ferramenta é um meio para chegar a uma rotina melhor planejada, além de permitir uma relação de transparência com a empresa, com a segurança de que a produtividade de cada um será avaliada adequadamente.

“Utilizando modelos consolidados de Inteligência Artificial, o Ahgora Live Indoor entrega informações valiosas para a tomada de decisão no sentido de tornar os times mais eficientes e a rotina de trabalho melhor planejada e tranquila”, explica Lima. A aplicação funciona com o auxílio de tecnologias como Beacon e Wifi, que são instalados na etapa de implantação do produto. Dessa forma é possível obter a microlocalização de cada funcionário.

Upgrade

O mecanismo de geolocalização aumenta a eficiência do departamento de gestão de pessoas. Outra solução com esse mecanismo que será apresentada pela Ahgora durante o Conarh é o Ahgora Live Maps, ferramenta que permite a gestão de colaboradores espalhados, em tempo real, de empresas que atuam em várias regiões, a exemplo dos sistemas de franquia.

Facebook
Twitter
LinkedIn