Tecnologia recebe prêmio por transformar resíduos orgânicos em adubo

O projeto surgiu para solucionar problema grave de infestação de ratos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis (SC)

Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, projeto que recolhe e faz compostagem de resíduos orgânicos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis (SC), foi o segundo colocado no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, na categoria Instituições de Ensino.

A tecnologia social, conhecida como “Revolução dos Baldinhos”, é uma técnica de educação ambiental, que tem o objetivo de melhorar a saúde das famílias da comunidade. O projeto, coordenado pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), surgiu para solucionar um problema de infestação de ratos, que resultou em doenças e até mortes de pessoas, devido a quantidade de lixo nas ruas da cidade.

Hoje, cerca de 200 famílias estão envolvidas no projeto que transforma, por mês, 15 toneladas de resíduos orgânicos em adubo, com o uso da compostagem termofílica. O material é distribuído gratuitamente para população e utilizado nas hortas escolares e na agricultura familiar, para a produção de alimentos orgânicos, plantas medicinais e ornamentais.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Cepagro, Julio Maestri, a comunidade entendeu a importância de separar os resíduos orgânicos para evitar a proliferação de ratos e outros animais. Ele destacou, ainda, a importância do prêmio para estruturar a tecnologia social. “O prêmio de R$ 50 mil vai ajudar na realização do nosso sonho de comprar um terreno próprio. O investimento vai ainda auxiliar na melhoria da estrutura, do maquinário e,  com isso,  ampliar e dar mais qualidade ao atendimento às famílias”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn