Consultor em inovação corporativa aponta as 10 tendências tecnológicas para 2018

Consultor em inovação, Marcio Kogut, de braços cruzados, em referência a uma matéria sobre as tendências tecnológicas para 2018

De olho nas inovações tecnológicas de 2018, Marcio Kogut, consultor em inovação corporativa, listou 10 das principais tendências para este ano e os impactos que elas causarão em nossas vidas. Marcio Kogut possui experiência de mais de 30 anos em tecnologia e mercado financeiro. Através de sua consultoria de inovação corporativa e aceleradora de startups, a Kogut Labs, já gerou R$ 8 bilhões em negócios para seus clientes.

Confira, então, as 10 das principais tendências para 2018:

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Inteligência Artificial (AI) serão expandidas

Em 2017, a inteligência artificial ganhou as manchetes em todo o mundo através dos chatbots, veículos autônomos e drones. Empresas e consultorias vem apostando na inteligência artificial como a salvação para gerenciamento de custos, otimização de processos, gerenciamento e monitoração de riscos e desempenho como para ganhar crescimento em escala.

Em 2018, tais aplicações serão ainda mais expandidas. Toda preparação de dados, integrações, seleção e parametrização de algoritmos e tomada de decisões serão realizados através de aprendizado de máquina.

Blockchain será adotado como protocolo transacional

A confiança das pessoas em instituições está desmoronando. Uma maneira de ajudar a reverter isso é usando o blockchain – a tecnologia por trás do Bitcoin. Um blockchain é um banco de dados descentralizado e seguro que pode registrar transações entre partes de forma eficiente, verificável e permanente. A informação reside em milhões de computadores compartilhados e reconciliados. O fato de não ser controlado por nenhuma autoridade e não ter intermediários manipulando os dados, garante a proteção contra falhas, tornando a tecnologia mais robusta, transparente e incorruptível.

O blockchain é inspirador e está alimentando uma nova geração de serviços digitais. Essas vantagens inerentes são a crescente popularidade do blockchain e explicam por que é provável que ele apareça como uma tecnologia dominante em 2018.

Digital profundamente integrado com o mundo físico

O mundo digital está no centro das atenções há muitos anos e todos os esforços foram colocados na criação de experiências fornecidas através de telas digitais e, como resultado, as pessoas passaram mais tempo interagindo via dispositivos do que pessoalmente.

Em 2018, a luta das empresas será integrar a experiência digital com o mundo físico para se conectar com pessoas ao nosso redor. É preciso entender e analisar as possibilidades tecnológicas desde o início, a fim de oferecer uma nova geração de serviços habilitados pelo digital que emocionam e excitam criando experiências físicas e sensoriais.

Computadores e Smartphones com olhos

Olhos mais claros e cérebros mais inteligentes estão tornando os computadores e smartphones mais humanos capazes de ler nossas emoções respondendo em tempo real.

Os PCs e Smartphones conseguiram ler, compreender e reagir às palavras por algum tempo. Agora, eles podem fazer o mesmo com as imagens. Chegamos aqui com o crescimento exponencial na Inteligência Artificial e na aprendizagem de máquinas, combinado com o fato de as câmeras serem incorporadas a uma maior variedade de dispositivos.

O mais recente iPhone X da Apple, por exemplo, tem a capacidade de se desbloquear usando o reconhecimento facial. As câmeras digitais inteligentes de hoje podem “capturar o olho” pontos de dados, e os dados visuais podem ser inseridos, lidos por visão computacional, analisados e atuados sem a necessidade de entradas de texto.

Algoritmos nas estratégias de marketing

Com o surgimento de novas interfaces de mensagens, chatbots, voz, etc os consumidores começam a explorar novas possibilidades. À medida que os algoritmos por trás dessas interfaces se tornam cada vez mais poderosos, seu impacto no marketing cresce exponencialmente.

Os algoritmos desempenharão um papel importante entre consumidores e marcas, e são indiferentes aos esforços de branding, endossos de celebridades ou campanhas publicitárias.

Aplicativos Instantâneos e Progressivos

O Progressive Web Apps (PWA) é uma agregação de tecnologias, conceitos de design e APIs da Web que oferecem uma experiência semelhante ao navegador móvel.

Os aplicativos atuais embora ofereçam um envolvimento mais pessoal e focado do que os sites, geram uma enorme demanda em desenvolvimentos, recursos, incluindo a necessidade de serem baixados, instalados e desinstalados pelos usuários.

Os aplicativos progressivos oferecem o melhor dos dois mundos. Experiência semelhante a um aplicativo para os usuários, sendo acessível nos navegadores, indexável nos motores de busca e adaptando-se a dispositivo.

Tudo pago como Serviço – XaaS

XaaS, um sinônimo de “qualquer coisa como um serviço”, Embora o software como serviço (SaaS), a infra-estrutura como um serviço (IaaS) e a plataforma como um serviço (PaaS) estejam bem ancorados, novos modelos baseados em nuvem, como rede como serviço (NaaS), armazenamento como serviço (SaaS ou StaaS), o monitoramento como um serviço (MaaS) e as comunicações como um serviço (CaaS), estão crescendo em popularidade. Um mundo onde tudo e mais está disponível “como um serviço” não está longe.

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