Terceirizar é coisa séria

Quando falamos em terceirizar um serviço em uma empresa –neste caso podemos englobar qualquer tipo de processo – a maioria das pessoas acredita que a principal vantagem é a redução de custos. Posso afirmar que estão equivocadas. Os benefícios de uma terceirização vão muito mais além.
A ascensão da terceirização de BPO (Business Process Outsourcing) no Brasil e no mundo já é fato. E pudemos observar isso bem de perto na 14ª edição do “2011 Outsourcing World Summit”, realizado no final de fevereiro, nos Estados Unidos, e organizado pelo IAOP (International Association of Outsourcing Professionals).

O objetivo deste evento, como sempre, é debater as perspectivas e melhores práticas para o outsourcing, além da troca de informações e de experiências entre os participantes de diversos países.Como em qualquer lugar do planeta, podemos englobar diversos aspectos em relação às vantagens que a terceirização pode agregar à empresa contratante, mas a principal delas é o conhecimento.

Não basta apenas dizer que oferece o serviço e não ter profissionais capacitados para atender as demandas dos clientes. Por conta disso, as empresas de outsourcing precisam – e devem – sempre estar atentas às mudanças relacionadas ao seu campo de atuação. No caso de contabilidade brasileira, por exemplo, após a mudança da Lei 11.638/07, diversos outros aspectos foram alterados. Com isso, os profissionais das empresas de terceirização contábil tiveram – e têm – que se prepararem, participando de cursos, palestras etc.

Tendo um profissional apto e uma estrutura para atender as necessidades de cada cliente, talvez o preço não se torne tão vantajoso, já que não é possível fazer milagres. Além disso, uma empresa terceirizadora também tem todos os encargos que a organização contratante tem. Ou seja, não tem como oferecer um valor pelo serviço prestado muito abaixo.

O ponto que deve ser observado é se é melhor ter alguém cuidando de um setor da empresa que não é a sua expertise e dedicar-se mais ao seu negócio?

Geuma Campos Nascimento é mestre em contabilidade, sócia da Trevisan Outsourcing e professora da Trevisan Escola de Negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn