Termina hoje em Brasília reunião sobre agricultura familiar no Mercosul

Termina hoje (19), em Brasília, a 14ª Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar no Mercosul. Desde segunda-feira (15), representantes dos governos e organizações sociais dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e do continente africano (África do Sul, Gana, Quênia, Zimbábue, Costa do Marfim e Ruanda), do Chile e da Índia discutem iniciativas para incentivar ações no setor, principalmente de combate à fome.

Ontem (18) foi assinado o Protocolo de Criação do Programa Regional de Compras Públicas da Agricultura Familiar na região, com um fundo de R$ 100 milhões para apoiar as iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar.

O ministro da Agricultura e Pesca da Argentina, Julián Dominguez, disse, na ocasião, que a agricultura familiar tem grande potencial para fornecer alimentos ao mundo e sua prática "consolida em cada país a característica de verdadeira república quando apoia os entes que protagonizam a produção".

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, destacou que 1 milhão de pessoas passam fome no mundo e que, só na América Latina, são 53 mil. Para ela, é preciso que os governos sejam "cada vez mais ousados" em iniciativas para debelar "o flagelo da fome".

Facebook
Twitter
LinkedIn