Transportadoras e bancos proporcionam fechamento no vermelho do Nikkei

O índice Nikkei encerrou com variação negativa nesta quinta-feira (25), afetado por transportadoras e instituições financeiras.

A bolsa da China fechou em leve queda, enquanto a bolsa de Hong Kong também caiu, sendo influenciada negativamente por seguradoras e construtoras.

Transportadoras preocupam
O índice Baltic Dry, que mensura os custos de transporte marítimo para commodities, declinou 10% no pregão de sexta-feira (26), acumulando desvalorização de aproximadamente 25% nas últimas quatro sessões. Tal pessimismo justifica-se pela menor demanda chinesa por bens primários, principalmente por aço.

Perante a previsão de rendimentos inferiores, as ações das transportadoras nipônicas Mitsui OSK e da Kawasaki Kisen Kaisha caíram 6% e 6,3%, respectivamente. Na mesma esteira, os ativos da líder de mercado Nippon Yusen KK recuaram 6,6%.

Pessimismo prevalece
Entre o otimismo provocado pela conciliação no Congresso dos EUA acerca do plano de socorro a Wall Street e a preocupação acerca da sobrevivência do setor financeiro após o belga Fortis receber US$ 16,3 bilhões de governos europeus, sobrepôs-se em Tóquio o pessimismo proporcionado pelo segundo fator.

Neste panorama, os papéis do banco Resona declinaram 2,3%, revertendo ganhos anteriores de 3,5% no pregão, enquanto as ações do rival Mizuho Financial recuaram 1,5%, após valorização de 1,9% durante a sessão.

Hong Kong declina

O HSBC, maior financiador de hipotecas em Hong Kong, anunciou que, se o empréstimo solicitado por novos clientes exceder US$ 193 mil, haverá desconto de 200 pontos-base na taxa de juro da operação, frente aos 250 pontos percentuais oferecidos anteriormente. Como resposta, os ativos do banco caíram 1,7%.

No entanto, a construção civil chinesa foi mais afetada pela conseqüência da redução no desconto, culminando na queda de 13% para os papéis da New World Development e nas desvalorizações respectivas de 4,5% e 5,1% para as ações de Hang Lung Properties e Sun Hung Kai Properties.

Por último, os ativos da seguradora Ping An Insurance despencaram 11% após a companhia afirmar que os rendimentos do terceiro trimestre deste ano serão afetados pelas perdas oriundas de sua participação no belga Fortis.

Confira as cotações
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em baixa de 1,26%, chegando a 11.744 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte queda de 23,28%

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou desvalorização de 4,29%, enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, declinou 0,16%.

Facebook
Twitter
LinkedIn