Três benefícios da Gestão de Projetos para as empresas

A entrada das novas gerações no mercado de trabalho e o constante surgimento de novas tecnologias e ferramentas não só facilitaram o mundo dos negócios como também proporcionaram mudanças no comportamento organizacional. Processos administrativos robustos e a concorrência cada vez mais acirrada têm feito uma área, até então, pouco explorada, se sobressair para proporcionar ao meio empresarial mudanças com a agilidade exigida pelo mercado.

Gestão de Projetos tem o objetivo de planejar e orquestrar uma série de ações para que um objetivo comum seja alcançado, possuindo data de início e fim, obedecendo um limite financeiro, envolvendo recursos humanos e não humanos, e que sejam multifuncionais.

A especialista na área, Camila Wolfram, que realiza este trabalho na Magnus Consultoria, acredita que a Gestão de Projetos é hoje o melhor caminho para atender a esta demanda do mercado e garantir o sucesso de projetos dentro da organização. “A estrutura tradicional é altamente burocrática e não consegue responder às mudanças de maneira suficientemente ágil. O Gerenciamento de Projetos acompanha esse novo momento mais dinâmico. Com um trabalho focado unicamente em projetos, a empresa terá oportunidade de implementar mudanças e responder de forma veloz aos progressos internos e externos das companhia”, esclarece. A profissional elenca três benefícios da área para o bom desempenho dos negócios. Anote:

– Intensificação da Gestão de Recursos: se há um cumprimento de prazo, não há desperdício de budget. A Gestão de Projetos administra tempo, custo e esforço dos colaboradores e, por isso, minimiza falhas. Projetos são gerenciados por pessoas e não ferramentas, por isso é fundamental também garantir que os recursos humanos sejam os adequados e que terão disponibilidade para o projeto. Quando há retrabalho, é preciso empregar mais mão-de-obra e tempo. Tudo isso gera mais custo.

– Produtividade: projetos possuem data de início e fim e obedecem uma sequência de etapas – iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Através dessas boas práticas de gerenciamento de projetos, aliadas a uma equipe motivada, têm-se melhor produtividade.

– Resposta mais ágil às mudanças: as mudanças são bem gerenciadas quando são bem comunicadas e passam credibilidade. A comunicação é mais um dos pilares gerenciados pela equipe de projetos, que deve ser planejada levando em consideração o padrão de comportamento das pessoas envolvidas no processo. O objetivo é que a comunicação saia do meio informal para uma comunicação consciente e estratégica. Quando se entende o porquê, efetivamente, a mudança está ocorrendo, as pessoas tornam-se mais abertas para essas mudanças. Além disso, um projeto bem organizado, aliado às boas práticas de gerenciamento de projetos, passa maior credibilidade o que também reduz os índices de resistências.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn