Turismo: 95,8 mil passageiros vão viajar em cruzeiros temáticos nesta temporada

Os 37 cruzeiros temáticos da temporada 2010/2011 devem levar 95.814 passageiros, segundo estimativa da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

A temporada começou em outubro do ano passado e termina em abril deste ano. O número de turistas previstos para os cruzeiros temáticos representa 10,83% dos 884 mil que serão transportados nos 20 navios presentes em águas brasileiras.

De acordo com o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, para as empresas marítimas, os clientes desse tipo de cruzeiro são um patrimônio muito importante. "Eles são uma espécie de rede social do turismo náutico, pois reúnem pessoas com os mesmos interesses. São clientes fiéis e muitos se encontram no mesmo cruzeiro todos os anos", disse o presidente.

Os roteiros temáticos viraram tradição no Brasil. Na temporada 2008/2009, eram 26 cruzeiros dessa categoria. Em 2009/2010, esse número subiu para 40. Na temporada 2010/2011, são 37 roteiros temáticos, sendo que cinco já foram realizados entre outubro e dezembro do ano passado. As outras 32 viagens, com duração de três a nove noites, acontecem entre os dias 9 de janeiro e 7 de abril.

Brasileiros
No Brasil, a proporção e a regularidade de roteiros temáticos é maior que no exterior. O brasileiro gosta da variedade de assuntos, mas se mantém fiel a alguns, como o de fitness, que está na 17ª edição.

Outro fator que contribui para o sucesso dos cruzeiros temáticos é o fato do brasileiro curtir a ambientação do navio e a programação referente a cada tema.

Atualmente, o Brasil é o quinto maior mercado mundial de cruzeiros marítimos.

Cruzeiros pelo mundo
Na Europa, há alguns cruzeiros clássicos, como os musicais, os gastronômicos e os culturais nos rios Reno, na Alemanha, e Loire, na França. Esse tipo de roteiro também acontece no rio Nilo, no Egito.

Viagens de bem-estar e danças de salão são bem recebidas na Europa também. No Mediterrâneo, há temáticos de Bridge, jogo que desenvolve o raciocínio e de Texas Hold’em, que é uma mania no mundo inteiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn