Turismo é o que mais pode lucrar, segundo pesquisa do Sebrae

Experiente em Copa do Mundo, ex-jogador Zico dá dicas de negócios que podem ser desenvolvidos. Como exemplo, citou a construção de hotéis com espaços de treinamento

O turismo e a produção associada ao turismo devem gerar, juntos, 97 oportunidades de negócios em Cuiabá (MT) até a Copa do Mundo de 2014. As possibilidades correspondem a 18% do total de 515 oportunidades que devem surgir na capital do Mato Grosso em nove setores diferentes, segundo o estudo Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas na cidade-sede, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (19), durante o Encontro Sebrae de Negócios Oportunidades para 2014. Cuiabá é a terceira cidade a receber o seminário, que já foi realizado no Rio de Janeiro e em Brasília. Nos próximos dias as outras nove cidades-sede da Copa vão receber o evento.

Um dos palestrantes do evento, o ex-jogador Zico, deu dicas de tipos de negócios que podem ser desenvolvidos. Com experiência como atleta em três Copas do Mundo e em várias outras competições esportivas como visitante, Zico deu como exemplo aos mais de 300 empresários presentes no evento a construção de hotéis com campos de treinamento para as seleções.

“É preciso ter campos de boa qualidade perto dos hotéis ou nos próprios hotéis. Nós não temos locais para as seleções treinarem, exceto São Paulo e Minas Gerais. Nos outros estados, temos essa deficiência. Há uma boa oportunidade de negócios aí”, orientou o ex-jogador.

Guias poliglotas

Outra boa dica associada ao turismo, segundo ele, é oferecer guias de viagem que falem várias línguas para atender os clientes estrangeiros. Zico citou ainda a construção de espaços para que os turistas assistam aos jogos que não serão realizados na cidade em que os turistas estarão hospedados. “São espaços de lazer, com telões, grandes shows, área para entretenimento das crianças, com mesas redondas de discussão dos jogos. Haverá um público grande interessado”, afirma.

De acordo com o mapeamento, haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimentos antes, durante e após o evento esportivo. Em Cuiabá, serão beneficiadas, principalmente, as MPE de nove setores: construção civil (que identificou 73 oportunidades), tecnologia da informação (34), madeira e móveis (57), têxtil e vestuário (62), turismo (62), produção associada ao turismo (35), comércio varejista (75), agronegócios (81) e serviços (36).

O mapeamento foi feito com o objetivo de proporcionar um instrumento de auxílio na elaboração de planos de ação da instituição e de suas unidades estaduais. O circuito de 12 seminários é uma das etapas do Programa Sebrae 2014, que pretende discutir as oportunidades de negócios geradas por ocasião da Copa do Mundo, identificar os requisitos e estratégias necessários para alcançá-las, além de promover a capacitação dos pequenos empresários e promover rodadas de negócios.

Mapeamento nacional

Em todo o país foram identificadas mais de 900 oportunidades de negócios. Os dados fazem parte do Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede. O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 80 milhões. Para identificação das oportunidades o Sebrae e a FGV utilizaram o método de grupos focais para cada setor priorizado. O grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa, no qual são reunidos pequenos grupos de pessoas para avaliar conceitos e identificar problemas por meio da interação e discussão entre os participantes.

 

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