Uso de ordenha mecânica pode aumentar em 50% a produção

 A procura de produtores pelo processo de automação de ordenhas, e por cursos de especialização em equipamentos para coleta mecânica, dobrou nos últimos dois anos, de acordo com dados do diretor-geral da Sulinox, Leandro Einsfeld. A utilização do recurso garante maior rentabilidade, podendo resultar em um aumento de 50% na produção, sem aumento de plantel.

O agricultor Arlei Luis Parisotto, de Anta Gorda (RS), iniciou há 12 anos a busca por aperfeiçoamento. Realizou cursos, pesquisou o uso das máquinas e decidiu pela mecanização da ordenha, aumentando a produção para 600 litros de leite por dia.

– Levei de dois a três anos para pagar o investimento. Agora a meta é chegar a mil litros por dia – relata o produtor.

O diretor-geral da Sulinox explica que, atualmente, os produtores têm à disposição até um programa que possibilita o gerenciamento remoto do rebanho, cujo sistema usa uma pulseira com chip e transmite imagens em tempo real para o computador. A grande novidade para 2011 será o lançamento, em julho, de um software de administração de rebanhos via satélite. O programa permitirá o controle da propriedade a distância, além da interatividade com veterinários para auxiliar em emergências médicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn