Vale deverá encontrar-se com chineses para negociar reajuste na próxima semana

A Vale planeja encontro com siderúrgicas chinesas na próxima semana, para discutir o potencial novo reajuste nos preços do minério de ferro, segundo a agência Bloomberg.

Entre os analistas especializados, é praticamente consensual a idéia de que o tradicional sistema de reajustes para o mercado de minério de ferro, com o primeiro grande contrato do ano sendo refletido em todos os outros, encontra-se em crise.

Novo paradigma
Estruturalmente concentrado nas mãos de três empresas – BHP, Rio Tinto e Vale -, o mercado internacional da commodity pode passar a ser definido em grande parte por contratos negociados à vista, que podem trazer maiores lucros às empresas nos momentos de alta, mas retiram a estabilidade e a previsibilidade de receitas conferidas pelos usuais acordos de longo prazo.

Embora tenha definido os patamares iniciais, o reajuste conseguido pela Vale foi superado por suas concorrentes em meados deste ano, o que fez a empresa brasileira pressionar seus maiores consumidores, os chineses, por um reajuste compensatório ainda neste ano, além da já prevista rodada de negociações do início de 2009. O movimento da Vale ocorre devido ao recuo dos preços do frete.

Encontro
Segundo a agência internacional, a Vale planeja encontrar-se com seus clientes do gigante asiático na próxima semana. Embora a companhia não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto, a informação teria sido confirmada pelo secretário-geral da Associação Chinesa de Ferro e Aço, Shan Shanghua.

Facebook
Twitter
LinkedIn