As vantagens dos produtos de segurança para o mercado corporativo

19|01|2012

A questão da segurança para o mercado corporativo é um assunto muito discutido. Temos visto novas informações a cada minuto, todos os dias. Mesmo assim, algumas companhias insistem em não se preocupar, outras não têm idéia dos produtos disponíveis e dos benefícios que eles podem trazer.

Mas afinal, quais são os principais produtos e seus benefícios? Eles garantem 100% de segurança para o ambiente corporativo? Acredito que nenhuma solução de segurança pode ser considerada totalmente segura. Mas, ao agregar certas ferramentas é possível garantir segurança de dados e informações com mais tranqüilidade.

O mercado disponibiliza quatro principais produtos de segurança endpoint, o Symantec, McAfee, Trend Micro e Sophos. Eles garantem a segurança dos servidores contra vírus e spywares, mas também agregam vantagens como:

– Controle de Dispositivos: Onde podemos dar como exemplo o Pendrive, item cada vez mais comum dentro das empresas e fonte de entrada de ameaças, principalmente de vazamento de informações confidenciais;

– Controle de aplicativos: Que, além de evitar que aplicativos sejam executados e instalados nas máquinas, gera muitos benefícios indiretos, como aumento de produtividade, diminuição de risco de pirataria, vazamento de dados confidenciais, uso de recurso operacional, entrada de novas ameaças entre outro;

– Controle contra vazamento de dados (DLP): Este recurso se destaca pela capacidade de avaliar o tipo e o conteúdo dos arquivos movimentados dentro das máquinas e com isso, evita que os mesmos sejam vazados da companhia, podendo gerar graves resultados para a marca e para os seus clientes;

– Criptografia: Amplamente utilizado nos EUA, no Brasil ainda está em evolução, mas que com soluções de Endpoint, ficam ao alcance de empresas de todos os portes, deixando assim de ser uma exclusividade de grandes empresas e bancos;

– Controle de acesso a rede (NAC): Este recurso tem como objetivo controlar as máquinas que ingressam na rede e fazer com que as máquinas que já estão no ambiente da empresa sigam as configurações que a TI determina, tendo como resultado mais proteção e menor custo de manutenção, além de atender a regulamentações de compliance.

Com tantas vantagens, grande parte das empresas se preocupa apenas com o antivírus e o firewall, o que considero um pensamento antigo. O principal ponto é avaliar a solução pensando além. Atualmente as ameaças estão muito mais complexas e só o antivírus não é suficiente para garantir a proteção da empresa contra as modernas ameaças.

Tendo em vista que o principal problema apresentado pelo mercado corporativo é o vazamento de informações confidenciais e que em muitos casos ele é silencioso e este problema pode gerar efeitos catastróficos para a empresa, é importante que os gestores estejam de olho nos serviços de segurança que possuem.

O que deve ser levado em conta na hora de escolher um produto para este fim é em primeiro lugar o nível de serviços opcionais, afinal estamos falando de segurança e o barato certamente sairá mais caro. Em segundo, o atendimento, que depois da solução é o principal ponto. E por último, o custo; as soluções de endpoint normalmente têm um custo maior do que somente antivírus, mas agregam muitos outros benefícios, o que faz com que seja considerada a melhor opção para as empresas.

Temos que buscar nos aproximar ao máximo dos 100%, pois pensar que já estamos nele é um pensamento muito perigoso. É importante que as empresas se preocupem com a segurança e não esqueçam que quanto mais ferramentas, maior a proteção. Dessa maneira a reputação da marca não corre o risco de ser colocada à prova.

Não basta achar que o antivírus é suficiente, se a sua empresa quer garantir a segurança, tem que investir em mais ferramentas, presentes em soluções Endpoint.

Antonio Mocelim Jr. é diretor da M3Corp, empresa especializada em soluções de internet, parceria oficial Sophos. 

Facebook
Twitter
LinkedIn