Varejo cresce 0,7% em fevereiro puxado por veículos

A atividade do comércio em todo o país cresceu 0,7% em fevereiro na comparação com o mês anterior, já descontadas as influências sazonais, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira.

A alta foi puxada pelo crescimento de 4,6% observado no segmento de veículos, motos e peças, apesar do encarecimento do crédito ao consumidor devido às medidas de restrição adotadas pelo Banco Central em dezembro.

Houve contribuição também dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (3,6%), material de construção (2,9%) e lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (2,4%).

No confronto com o mesmo intervalo no ano passado, o movimento foi 10,4% superior. Já no acumulado do primeiro bimestre, o varejo apresentou crescimento de 10,1%, em um ritmo de crescimento idêntico ao observado em igual período de 2010.

A adoção das medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o aprofundamento do processo de aumento da taxa básica de juros, destacam os analistas, deverão fazer com que o varejo exiba crescimento ao longo de 2011, porém em taxas mais moderadas do que as verificadas no ano passado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn