Varejo está otimista com as vendas e com o faturamento do Dia das Mães

 Os empresários do comércio estão otimistas quanto às vendas e o faturamento para o Dia das Mães deste ano, segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial divulgada nesta quarta-feira (2).

O levantamento mostra que 56% esperam que suas vendas aumentem frente a 2011. Conformea a pesquisa, o otimismo está próximo ao registrado em 2011 (59%) e ao recorde de 2010 (60%).

Outros 35% acham que permanecerá igual à mesma data de 2011 e 9% apostam em queda. Na mesma data do ano passado, 59% dos varejistas estimavam alta de seu faturamento, 31% estabilidade e 10% queda.

Grandes empresários estão otimistas
Considerando a análise por porte, as grandes empresas do setor são as mais otimistas: 80% delas esperam crescimento do faturamento.

Os empresários das médias empresas, por sua vez, estão um pouco menos otimistas, sendo que 72% contam com um aumento do seu faturamento. Já entre as pequenas empresas do comércio este percentual cai para 56%.

Na avaliação regional, o destaque quanto ao otimismo ficou com as regiões Norte e Sul, onde 58% dos consultados acreditam em aumento no caixa de suas empresas. Nesta direção estão ainda o Nordeste com 57% dos entrevistados, o Sudeste com 56% e o Centro-Oeste com 54%.

Comentários
Segundo a Serasa, a otimismo dos varejistas brasileiros para este Dia das Mães é bem próximo ao verificado na mesma data de 2011. Contudo,a evolução do endividamento e da inadimplência dos consumidores deixaram menos recursos para o consumo, contribuindo para a redução desta expectativa nete ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn