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Veja 4 dicas para vender bem pela internet no Natal

redacao 01/12/2010
redacao 01/12/2010

O grande crescimento do comércio virtual – que deverá movimentar R$ 2,2 bilhões no Natal deste ano, o que representa aumento de 40% do valor acumulado no mesmo período de 2009 e é igual à movimentação do ano inteiro de 2005, quando o setor arrecadou R$ 2,3 bilhões – tem atraído cada vez mais empreendedores para a internet. Entretanto, para saber aproveitar o momento e garantir boas vendas é importante estar atento a alguns detalhes. Para isso, seguem quatro dicas para se dar bem neste final de ano:

 

Promoções

Essa é a estratégia mais básica para quem quer alavancar as vendas de Natal. As pessoas vão receber seu 13º salário e vão estar dispostas a investir mais, mas não importa o quanto de dinheiro se tenha, todos buscam sempre o melhor negócio. Como a maioria das pessoas vai utilizar todo o seu 13º, ou boa parte dele, com as comemorações de fim de ano, é importante mostrar ao consumidor de que ele pode comprar mais do que comprou nos anos anteriores. Fazer promoções que enfatizem isso é importante.

O cliente é sempre o mais importante

O pós-venda é tão importante quanto a pré-venda. Se o consumidor ficou satisfeito com a compra que fez em uma determinada loja, há uma enorme probabilidade de que ele volte a comprar nessa loja no futuro, por isso é essencial que o empreendedor mantenha uma forma de contato com esses clientes. Uma ferramenta bastante eficiente hoje em dia é o e-mail, mais ainda que o telefone, já que a maioria das pessoas não gosta de ser incomodada com propostas comerciais em sua linha pessoal. Por isso que a nossa loja virtual armazena todos os dados inseridos pelo cliente (com exceção de sua senha) no sistema. Isso facilita bastante o contato.

Outra tática recomendável é reunir todos os endereços de e-mail de clientes que já compraram antes e enviar uma mensagem informando-os das promoções que a loja está oferecendo. Neste ponto, o empreendedor também pode oferecer condições especiais para aqueles usuários que já compraram antes. Nosso sistema também tem uma ferramenta especialmente desenvolvida para isso, gerando descontos para o comprador que retorna.

Lojas virtuais que adotam essa medida apresentam uma taxa de conversão imediata, ou seja, clientes que já compraram e que voltam a comprar, entre 4,5% e 33%, dependendo do ramo. É uma forma muito eficaz e que não custa nada ao empreendedor.

Estoque

Com o aumento nas vendas é necessário ter estoque. É importante que o empreendedor se prepare para vender a quantidade que lhe for demandada. Se o cliente entrar na loja e perceber que aquele produto que ele procura está a venda no site, mas não está disponível, é provável que ele não volte mais ou que mude de uma visão positiva para uma negativa. Como qualquer negócio, é importante manter a credibilidade em alta. Ter, vender e entregar!

Tematizar a loja

Nosso sistema é o único a liberar acesso à todos arquivos de layout, isso porque percebemos ao longo do tempo que uma loja só é profissional se ela parece profissional. Atualizar a loja constantemente é muito importante, pois passa a ideia ao cliente de que ela tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento do empreendimento e a par das datas comemorativas. Na Maxihost, nós sempre enviamos e-mails aos nossos clientes incentivando-os a alterar a loja para chamar a atenção de seus usuários. Por exemplo, uma loja que a cor principal é azul, ao chegar perto do Natal altera sua cor para vermelho, pois gera um maior interesse nos clientes, que vão querer saber sobre as novidades.

Eduardo Alberto é diretor de e-commerce da Maxihost, data center especializado na oferta de lojas virtuais.

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