Última edição Edição 263 March 2017 Assine

Venda de alimentos ganha espaço na internet

redacao 08/11/2011
redacao 08/11/2011

A venda de alimentos pela internet tem interessado cada vez mais às redes varejistas brasileiras. O segmento, que nasceu nos anos 90 como um serviço adicional, passa por uma fase de ampliação nas redes Pão de Açúcar, Sonda e Walmart.

Segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), só em 2010, as vendas dos supermercados pela internet somaram cerca de R$ 1,6 bilhão, mas representam apenas 0,8% do faturamento total do setor. A modalidade perde até para as vendas de telefones, que respondeu por 3% das vendas.

A rede de supermercados Walmart vem estruturando um plano para lançar o serviço de vendas pela internet em todos os Estados onde atua. A expectativa do setor é que eles comecem a operação delivery em São Paulo no ano que vem.

Atualmente o Walmart faz entrega em domicílio em Curitiba e em Porto Alegre, através das bandeiras Mercadorama e Nacional. As operações já existiam quando o Walmart comprou as redes do grupo Sonae, em 2005. O interesse, porém, só surgiu no ano de 2010, quando o ritmo das vendas online acelerou. O Walmart não divulga o faturamento do segmento, mas diz que deve crescer 90% em 2011.

Já no Estado de São Paulo, os supermercados Sonda e Pão de Açúcar já atuam neste segmento. O Grupo Pão de Açúcar acabou de investir R$ 5 milhões para ampliar sua capacidade de processamento de 1 mil para 10 mil pedidos por dia. Para entregar mais encomendas, a empresa também automatizou parte do processo de separação e embalamento de produtos, devendo resultar em um aumento de 30% nas vendas até dezembro.

O supermercado também tem interesse em triplicar suas vendas pela internet em 2012. A operação atual ainda é limitada pelo espaço do centro de distribuição, que será ampliado. A área de delivery existe desde 2004, mas só ganhou o status de unidade de negócios em 2010. Além do crescimento de cerca de 40% ao ano, a operação online chamou a atenção porque o gasto médio do consumidor é cinco vezes maior do que o valor apresentado nas lojas.

Para Juracy Parente, consultor do Centro de Excelência em Varejo da FGV-S, a pontualidade da entrega e a seleção dos produtos são essenciais, uma vez que os consumidores internautas são mais exigentes, mas tendem a ser mais fiéis.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.