Venda de usados na internet movimenta R$ 70 bilhões

Em 2015, a OLX – plataforma de classificados online gratuitos do Brasil – movimentou R$ 70 bilhões em transações de compra e venda de produtos usados no mercado brasileiro. O número representa mais de 1% do PIB nacional¹ e reforça o potencial de impacto desse setor de usados na economia.

“A exemplo do que já aconteceu nos Estados Unidos e em países da Europa, os brasileiros estão começando a incorporar a cultura de compra e venda de usados”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil. “Isso porque, as pessoas começam a perceber que possuem verdadeiras fortunas em produtos sem uso dentro de casa, os quais podem ser vendidos, não só gerando um retorno financeiro, mas permitindo realizar projetos e objetivos, ao mesmo tempo em que representam uma postura de consumo sustentável, ao ampliar o ciclo de vida dos produtos”, complementa.

De acordo com o relatório de resultados de 2015 da OLX, no período, 80 milhões de novos anúncios foram postados na plataforma, o que representa um crescimento de 60% e uma média de três novos anúncios por segundo. A plataforma calcula que a cada dois segundos, um item anunciado foi vendido.

Ainda segundo a OLX, as cinco subcategorias de produtos mais vendidos no ano passado por meio de anúncios na plataforma foram: Celulares e Telefonia (1º lugar), Carros (2º), Móveis (3º), Eletrodomésticos (4º) e Videogames (5º). Já sobre palavras mais buscadas na OLX, em primeiro lugar aparece Gol (na categoria Carros), seguida por iPhone (na categoria de Celulares e Telefonia) e Geladeira (na categoria de Eletrodomésticos).

Crise aumenta busca por classificados online

O cenário de desaceleração da economia brasileira tem sido um dos fatores responsáveis pela aceleração no crescimento de uso da OLX, que hoje contabiliza cerca de 13 bilhões de anúncios ativos, mais de 43 milhões de usuários únicos mensais e 3 bilhões de pageviews por mês.

“Temos percebido que a crise econômica tem influenciado o crescimento no uso de classificados online gratuitos. Isso porque, muitos brasileiros começam a perceber que têm objetos sem uso em casa que podem ser vendidos na OLX para fazer um dinheiro extra. Ao mesmo tempo em que a redução do crédito e da renda está levando as pessoas a buscarem a compra do item usado – que em média custa de 40% a 70% mais barato do que um novo”, analisa o CEO da OLX Brasil, que acrescenta: “A situação econômica, somada às ações que a OLX tem desenvolvido para criar essa cultura de classificados online no Brasil e à disseminação no uso dos dispositivos móveis têm motivado um cenário de aceleração do setor.”

Do total de acessos à OLX, mais de 60% já são realizados por meio de dispositivos móveis e do aplicativo da marca, o qual possui uma série de funcionalidades voltadas a facilitar as transações entre compradores e vendedores, como a comunicação instantânea por chat, filtros avançados de buscas, dicas de postagem, marcação de favoritos e login para email e redes sociais.

¹  O PIB somou R$ 5,521 trilhões em 2014, segundo o IBGE

 

Facebook
Twitter
LinkedIn