Venda de veículos novos no país bate recorde em maio

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde no acumulado do ano, atingindo 1,433 milhão de unidades

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde no acumulado do ano, atingindo 1,433 milhão de unidades emplacadas de janeiro a maio, segundo os dados obtidos pela Folha, superando a melhor marca até então, de 2010 (1,317 milhão), com expansão de 8,8%.

Considerando apenas maio, foram licenciados 318,6 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com o resultado também alcançando um novo patamar para o mês. Essa quantidade é 10,2% superior a abril e 26,9% acima da contabilizada no mesmo período do ano passado.

Os números sinalizam que ainda não houve reflexo das mudanças nas regras para importação feitas pelo governo federal. Desde o dia 10 do mês passado, os automóveis que entram no país têm que pedir uma licença prévia para a liberação de guias, o que, até então, era feito de forma automática.

Em média, os veículos trazidos da Ásia levam cerca de 30 dias para chegar ao Brasil, o dobro do tempo dos carros que vêm da Europa, mas o alvo da medida são aqueles trazidos da vizinha Argentina como uma forma de retaliação. Os importadores já estão reavaliando o planejamento de pedidos para se adequar às medidas de restrição e evitar a falta de produtos no mercado nacional.

Com capacidade para 5.000 carros, o pátio automotivo do Porto do Rio Grande (a 317 km de Porto Alegre) abrigava até ontem à tarde 6.300 veículos. A superintendência do porto diz que a superlotação é reflexo da restrição imposta pelo governo brasileiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn