Vendas de materiais de construção caem 11,2% em dezembro

 As vendas da indústria de materiais de construção caíram 11,2% em dezembro na comparação com novembro. Segundo o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em relação a dezembro de 2011, a retração foi de 3,4%. Com isso, o setor fecha 2012 com uma expansão de 1,4%, bem abaixo dos 4,5% previstos anteriormente pela associação.

Para Abramat, a queda inesperada foi resultado dos altos estoques do varejo, associados ao desempenho fraco da construção civil.“Dezembro foi um mês surpreendentemente fraco de vendas da indústria de materiais, possivelmente em decorrência da venda de estoques mantidos pelo comércio, pela baixa atividade no setor imobiliário e continuidade do baixo volume de obras na infraestrutura”, avaliou o presidente da Abramat,  Walter Cover.

Porém a expectativa para 2013 é positiva, na avaliação da Abramat. A entidade acredita que o varejo deverá manter as vendas em um nível elevado ao longo do ano, devido à situação econômica favorável de crédito e baixo desemprego. O setor conta com as obras de infraestrutura, inclusive as relativas a Copa do Mundo de 2014, para garantir o crescimento ao longo de 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn