Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Vendas em shoppings cresceram 18,6% em 2011, diz associação

redacao 01/02/2012
redacao 01/02/2012

Shoppings receberam, em média, 276 milhões de consumidores por mês. Classes A e B ainda são maioria entre visitantes dos empreendimentos.

O mercado de shopping centers brasileiro registrou crescimento de 18,6% nas vendas em 2011 em relação a 2010, atingindo um total de R$ 108 bilhões, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (31) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers. De acordo com a entidade, 376 milhões de consumidores ao mês, em média, visitaram os shoppings brasileiros em 2011.

Os dados foram coletados e analisados pela consultoria PwC, sob encomenda da associação.

Segundo a Abrasce, os resultados de 2011 superaram as previsões da entidade. No início do ano passado, havia sido projetado um crescimento de 12%.

Novos shoppings

De acordo com a entidade, foram inaugurados 22 empreendimentos no ano passado. Ao término de 2011, o mercado de shopping centers contava com 430 empreendimentos em operação no Brasil e ultrapassava a marca dos 10 milhões de metros quadrados em área bruta locável (ABL), empregando 775 mil pessoas, diz a entidade, em nota.

A maior parte desses novos shoppings foi construída em municípios com até 500 mil habitantes, e sete deles foram erguidos em capitais.

O total de lojas presentes nos shoppings brasileiros soma 80.192, um aumento de 11% comparado ao ano anterior – 82% delas são lojas satélites (lojas menores), 4% de lojas âncoras (principais lojas do shopping, que geralmente ocupam áreas maiores) e 3% de megalojas. As lojas de serviços correspondem a 8% e o os 3% restantes ficam com a área de lazer.

De acordo com a divulgação, as classe sociais predominantes nos shopping centers continuaram sendo, em 2011, as A e B, que representam 56% do total de visitantes. As classes C e D apresentaram, contudo, um crescimento de 10% no total de visitantes dos shoppings e juntas somaram 44% do total.

Previsões para 2012

Para este ano, a Abrasce prevê alta de 12% nas vendas e inauguração de mais 43 shoppings, sendo 29 em cidades do interior. Os novos empreendimentos devem somar cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de ABL e, gerar aproximadamente 115 mil novos empregos, diz a associação.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.