Vendas no comércio recuam após nove meses de alta, aponta IBGE

O comércio varejista registrou queda de 0,4% no volume de vendas em fevereiro em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, de acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça-feira.

O resultado interrompe uma seqüência de nove meses de taxas positivas.

Na comparação com o mesmo mês no ano passado, houve alta de 8,2%, o mesmo percentual de crescimento registrado no primeiro bimestre. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão chegou a 10,4%.

Na análise por local, 10 das 27 unidades da federação cresceram no confronto com o resultado de janeiro, principalmente em Tocantins (4,6%); Paraíba (4,6%); Amapá (3,3%) e Maranhão (3,0%).

Na avaliação por atividade, três das dez pesquisadas obtiveram expansão para o volume de vendas: tecidos, vestuário e calçados (1,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e combustíveis e lubrificantes (0,1%).

O comércio varejista ampliado, que engloba também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou estabilidade em relação ao mês anterior. Já no confronto com fevereiro de 2010, a variação foi de 14,5%. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, 12,8% e 12,4%, respectivamente.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn