Vendas no varejo aumentam 5,05% no 1º semestre, diz CNDL

Total de vendas em junho, porém, foi mais fraco do que o de maio, devido à menor quantidade de dias úteis e ao Dia das Mães

As vendas do varejo brasileiro registraram um incremento de 5,05% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL, em sondagem feita em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em junho, as vendas no varejo subiram 8,66% na comparação com idêntico mês do ano passado, mas recuaram 4,79%, em relação a maio. O indicador leva em conta as consultas realizadas para compras a prazo e pagamentos com cheques.

Apesar de junho contar com a comemoração do Dia dos Namorados, quando a troca de presentes impulsiona as vendas, o mês de maio segue como mais forte, em função da comemoração do Dia das Mães, segunda melhor data das vendas no varejo. Além disso, o mês passado teve menos dias úteis do que maio, por causa do feriado de Corpus Christi. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento das vendas reflete, conforme a entidade, o aquecimento do mercado de trabalho e a maior oferta de crédito.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn