Vendas no varejo na Europa recuam 1,8% em agosto e preocupam analistas

O impacto da desaceleração econômica e da crise no mercado financeiro se torna cada vez mais evidente à medida que indicadores apontam para uma possível recessão por vir.

Intensificando o clima de tensão em relação à saúde econômica na zona do euro, o European Union Statistics Office divulgou nesta sexta-feira (3) o seu índice de desempenho mensal para as vendas no varejo para a região.

De acordo com os dados, em agosto as vendas recuaram 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, mesma queda apurada em julho, mas acima das expectativas de 2,4% de analistas. No entanto, em comparação com o mês anterior, o desempenho foi 0,3% superior.

Redução das despesas
Na opinião de analistas, os consumidores estão menos dispostos a gastar, uma vez que a confiança local, assim como o nível de desemprego, que ficou em 7,5% no mês, tem elevado as preocupações da população reduzindo a propensão aos gastos.

Evidenciando as perspectivas negativas para a zona do euro, a Comissão Européia afirmou que a economia na região provavelmente se estagnará no decorrer deste ano. Vale destacar que já no segundo trimestre o PIB (Produto Interno Bruto) registrou contração.

Facebook
Twitter
LinkedIn