Venezuela e Brasil estreitam laços nos setores agropecuário e industrial

A Venezuela e o Brasil estreitaram os laços de colaboração nos setores agropecuário e industrial, com a abertura de dois novos escritórios de empresas brasileiras no território venezuelano.

Concretamente se trata da abertura do escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do escritório da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, destacou as "extraordinárias relações de admiração e respeito" que seu Governo sente pelo Brasil, e celebrou o início de "redes concretas para consolidar a Venezuela nos próximos anos como um país desenvolvido e produtivo".

A sede da Embrapa representa, segundo Maduro, um "passo certeiro e seguro" para "garantir a soberania alimentícia", enquanto o escritório da ABDI servirá para "articular a capacidade de pesquisa e experiência de uma economia próspera", disse o chanceler em referência ao Brasil.

O representante venezuelano também destacou a possibilidade de o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitar Lula "possivelmente no final deste mês".

Na última semana, a Venezuela recebeu por via marítima a primeira carga de 1.357 cabeças de búfalo das cerca de 10 mil que chegarão este ano ao país procedentes do Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn