Veterinário troca a profissão por franquia de comida saudável

Depois de participar do Empretec, espírito empreendedor herdado da família falou mais alto

Nascido e criado em uma família de empreendedores, Frederico Macedo Nery, de 26 anos, achou que poderia seguir um caminho profissional diferente. Depois de se graduar como veterinário em 2009, ele trabalhou em fazendas de confinamento de gado por dois anos, mas o Empretec o levou para outro caminho dois anos depois. 

Após o curso, ele decidiu que era hora de ter o próprio negócio. “Estava insatisfeito profissionalmente, sem falar que em casa tive muita influência e apoio para montar minha própria empresa. Minha mãe ajuda a administrar o negócio da família, então é um bom exemplo de como fazer as coisas corretamente”, afirma ele.

Primeiramente, ele revendeu de porta em porta produtos congelados (polpa de frutas, pão de queijo, bacalhau, dentre outros). Em um ano e meio, ele percebeu que precisaria abrir uma loja, lanchonete ou mini empório, mas preferiu partir para uma franquia. “Queria algo no ramo de alimentação saudável. Sempre tive muita afinidade com esse assunto”, afirma Frederico.

Foi então que ele conheceu a Mixirica Alimentação Equilibrada e se encantou com o projeto. Em junho desse ano, ele inaugurou a loja dentro do supermercado Carrefour, com seis funcionários e um investimento total de aproximadamente R$ 200 mil, que custeou a aquisição do ponto, a reforma do espaço, aluguel e a taxa de franquia. A perspectiva de retorno é de 24 a 36 meses. “Neste primeiro momento, quero estabilizar o negócio, ter noção melhor do faturamento, rentabilidade e funcionamento. Mas já planejo para daqui a dois anos, abrir mais uma unidade em Goiânia”, afirma o emrpesário.

De acordo com a consultora do Sebrae em Goiás, Yaskara Bontempo, ele trilhou o caminho correto antes de adquirir uma franquia. “O empreendedor precisa familiarizar-se com o assunto, fazer uma auto avaliação, antes de se decidir pelo empreendedorismo. E o Empretec é um seminário que desenvolve essas competências”, analisa ela.

Outra dica importante da consultora é conhecer direitos e deveres das partes e se informar sobre todos os custos envolvidos numa operação como essa. “A instituição inclusive oferece o programa Sebrae Franquias, que ajuda a escolher a franquia mais adequada ao seu perfil”, assinala Yaskara.

O estado de Goiás conta com 2,8 mil lojas de franquias instaladas, respondendo por 2,7% do número de unidades em todo o Brasil. Já os franqueadores são cerca de 1,4 mil, que movimentaram cerca de R$ 100 bilhões no ano passado.

Empretec
O Empretec é um seminário que tem por objetivo desenvolver, nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando o fortalecimento destas características empreendedoras. O participante deve primeiramente identificar seu potencial empreendedor e verificar quais são seus pontos fortes e fracos. O programa é ministrado no Brasil pelo Sebrae.

Facebook
Twitter
LinkedIn