Vídeos mostram a empresas como vender mais na Copa

Série de curtas sobre hotéis, bares e restaurantes será lançada pelo Sebrae no Festival de Turismo de Gramado

Com a Copa do Mundo da FIFA 2014, empresários de bares, restaurantes e hotéis preveem crescimento de até 40% nos negócios. Dicas para melhorar os estabelecimentos e casos de quem aplicou com sucesso esses conteúdos estão na série Curta Sebrae. São vídeos com duração média de quatro minutos produzidos pela instituição e que serão lançados no 25 Festival de Turismo de Gramado. Com patrocínio do Sebrae, o evento será aberto nesta quinta-feira (7) e segue até sábado (9), no Centro de Eventos Serra Park.

Os vídeos serão exibidos na sexta (8), às 15h30, no estande do Sebrae. A partir desse dia, o material ficará disponível na TV Sebrae no YouTube. São três produções dedicadas ao segmento de bares e restaurantes e cinco para o ramo de hotéis. “Com linguagem acessível, esses vídeos dão ao empreendedor noções essenciais para quem já tem ou pensa em abrir um negócio em dois setores bastante promissores por conta da realização de megaeventos como a Copa do Mundo da FIFA 2014”, destaca o gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Juarez de Paula.

Proprietário da cafeteria Sinhazinha, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza (CE), Alexandre Portela é um dos destaques dos curtas. Na produção, ele conta o que aprendeu com o Sebrae e como pôs os conhecimentos em prática. Alexandre é cliente da instituição há seis anos, quando fundou o negócio com a esposa, Christine. Desde então, participou de diversos cursos e consultorias.

Com apoio do Sebrae e parceiros, a empresa conquistou a certificação NBR 15.635, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata  de segurança alimentar. “Fomos a primeira cafeteria do país a atender a essas normas”, informa Alexandre.

Na Copa, Alexandre Portela estima que o faturamento deva subir 40%. Agora, a cafeteria investe em cursos de inglês para os empregados, mais um passo para aproveitar as boas perspectivas, já que Fortaleza é uma das cidades-sede do mundial de futebol.

Acessibilidade

Para os hotéis Campos dos Sonhos e Parque dos Sonhos, na cidade de Socorro (SP), outro destaque da série de vídeos, o diferencial fica com a acessibilidade. Esses hotéis-fazenda se tornaram referência para receber portadores de necessidades especiais. Os locais dispõem de quartos e banheiros adaptados, corrimões, rampas e até selas de cavalo que permitem passeios para deficientes com cinto de segurança e encosto.

Essas soluções foram adotadas graças a uma iniciativa financiada pelo Ministério do Turismo, com parceria do Sebrae. “Foi a instituição que nos chamou a atenção para utilizar a acessibilidade como diferencial competitivo, que ajudou a fazer o projeto e acompanhou sua implementação”, conta José Fernandes Franco, dono dos dois hotéis e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur).

Rodadas de Negócios

Na sexta e sábado, das 14h às 18h, o Sebrae promove no Festival uma rodada de negócios para aproximar empresas que trabalham com destinos turísticos nacionais de operadores de viagens do Brasil e exterior, também de olho nas oportunidades comerciais geradas pela Copa do Mundo. Os empreendedores vão oferecer roteiros histórico-culturais, de grandes metrópoles, enoturismo, turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura, sol e praia e voltada para o público LGBT.

Facebook
Twitter
LinkedIn