Youtubers compartilham trajetórias de empreendedorismo

Quando os irmãos Piologo começaram a carreira na comédia, nos anos 90, a internet ainda era novidade no Brasil. De lá para cá, Ricardo e Rodrigo já conquistaram uma legião de fãs com vídeos no YouTube – os mais consagrados são as séries Avaiana de Pau e Partoba – e agora trilham o caminho inverso, migrando também a televisão.

Assim como eles, o youtuber Marco Túlio, de apenas 20 anos, encontrou na web uma fonte de renda. Hoje, seu canal AuthenticGames contabiliza mais de três milhões de inscritos. Os três foram os convidados do Ciclo de Palestras, ação promovida pelo Sebrae dentro da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília (DF).

Para uma plateia composta principalmente por crianças e jovens, os palestrantes falaram um pouco sobre sua trajetória no mundo on line e como conseguiram transformar um hobby em dinheiro. Rodrigo Piologo contou que dez anos se passaram até conseguirem certa visibilidade. “Foi quando notamos um retorno do público ao nosso trabalho. Naquele momento, vimos que tínhamos um negócio nas mãos. É quando a gente percebe: ‘virei um empresário da internet’”. E completou: “O problema é que muita gente tem esperança de que em um mês vai ficar famoso. E não é bem assim, tem que insistir”.

Persistência também foi o ponto principal abordado pelo youtuber Marco Túlio. Segundo ele, quem realmente tem interesse em trabalhar com internet precisa saber lidar com as adversidades. “No começo, era difícil chegar às pessoas e produzir um material de qualidade com pouco. É preciso lembrar também que, há pouco tempo, a velocidade da internet também não era muito boa”, explicou. Depois de bater a marca de um bilhão de visualizações no YouTube, ele já conta com outros projetos, como um show pelo Brasil, uma escola de programação e a publicação de livros.

Facebook
Twitter
LinkedIn