Adote um conselho!

Qual é a diferença entre ser dono de uma pequena empresa e ser Presidente de uma pequena empresa? Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas você pode evoluir do papel de dono para o papel de Presidente de sua empresa por conta própria.

Para isso acontecer não basta você se autoproclamar Presidente ou CEO (Chief Excecutive Officer) e colocar esse título em seu cartão de visitas e em suas apresentações. É preciso, antes, saber que há algumas diferenças importantes entre ser dono e ser Presidente, e vamos mostrar para você a mais importante: dono de pequena empresa é sempre dono absoluto da mesma e, como tal, não precisa prestar contas de suas ações para ninguém. Ao passo que Presidentes sempre têm que prestar contas de seus resultados para um Conselho de Administração. Portanto, não existem Presidentes sem um Conselho de Administração e, não existem Conselhos, sem um Presidente.

Esse é o segredo de algumas pequenas empresas que prosperam continuamente com lucro. Elas adotaram um Conselho de Administração!

E o que é um Conselho de Administração? Na grande empresa são os representantes dos acionistas, isto é, os verdadeiros donos das empresas. Na pequena empresa um Conselho pode ser formado por profissionais experientes, consultores, contadores, executivos, empresários, que fazem uma reunião por mês com o Presidente da pequena empresa (você) para orientá-lo, estimulá-lo e cobrar os resultados esperados. Em outras palavras, você, ao adotar um Conselho, vai somar competências com profissionais, muito experientes, que vão supervisionar a sua gestão e o crescimento continuado de sua empresa.

O Conselho de Administração, na pequena empresa, simula o papel de um fundo de investimento olhando o empreendimento como um instrumento do capital, onde foi feito um investimento que precisa retornar, multiplicado, o mais rápido possível.

Agora vamos ver as diferenças radicais entre ser o dono de um pequeno negócio e ser Presidente do mesmo, com a adoção de um Conselho de Administração:

Empresário comum não tem disciplina para administrar sua pequena empresa, usando as melhores práticas de gestão, como precisa. Presidentes são obrigados a tê-la por conta do Conselho de Administração.

Empresário comum mistura conta pessoal com a empresarial, portanto não sabe se o negócio é lucrativo, e só vai descobrir que não é quando a dívida se torna impagável. Conselhos de Administração não permitem a mistura das contas e monitoram, mensalmente, a situação econômica e financeira da empresa.

Empresário comum é pau pra toda obra. Presidentes têm uma única função, da qual derivam todas as outras: saber montar e manter um negócio lucrativo, pois precisam apresentar os resultados para o Conselho.

Empresário comum, por pressão familiar, bota a mão no baleiro (caixa da empresa) e gasta mais do que tem. Presidentes, por pressão do Conselho de Administração, têm que encher o baleiro da empresa.

Empresário comum nunca tem tempo. Presidentes saem do operacional, delegam, monitoram e desenvolvem relacionamentos, estimulados por seus Conselhos de Administração.

Empresário comum trabalha muito e não vê a cor do dinheiro. Presidentes trabalham para muito dinheiro retornar, supervisionados por seus Conselhos de Administração.

Empresário comum negligencia os controles financeiros, pois fica preso no operacional. Presidentes sabem, porque aprenderam com seus Conselhos, que sem eles a empresa não sobrevive.

Empresário comum não tem tempo para capacitação. Presidentes acham tempo para continuar aprendendo e crescendo, pessoal e profissionalmente, estimulados por seus respectivos Conselhos.

Empresário comum trabalha matando um leão por dia. Presidentes, em conjunto com seus Conselhos, definem metas e isso os habilita a traçar um plano para conquistá-las.

Empresário comum administra sua empresa como andar de bêbado, com mais erros que acertos. Presidentes, estimulados, orientados e cobrados por seus Conselhos, andam em linha reta para o resultado.

Veja que a ideia-semente de abrir um negócio para se livrar do patrão, contém em si o germe da ineficiência da gestão empresarial, pois as ferramentas de gestão foram desenvolvidas para o investidor (capitalista) e não para o empreendedor.

Por isso, a adoção de um Conselho de Administração faz sentido e é tão poderosa! Você também pode adotar um. Se você tiver dificuldades, entre no site www.metododopresidente que o ajudaremos a fazê-lo.

Pense grande! Adote um Conselho!

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