O Diagnóstico do Presidente

Certa vez um famoso anarquista, escritor e terapeuta de nosso país, expressou seu pensamento de forma muito impactante por meio da seguinte metáfora: sem tesão não há solução. Isso também vale para o empreendedorismo. Sem paixão para empreender não há como vencer. A paixão é absolutamente necessária. No entanto, representa o maior perigo na trajetória do empreendedor.

Se, de um lado, o empresário precisa acreditar em seu negócio, ter a esperança que um dia a promessa da abundância vai chegar, iludir-se mesmo com essa possibilidade, de outro, tem que usar a razão para enxergar a dura realidade do dia a dia, todos os dias, ano após ano.

O desafio é: como conciliar o inconciliável? Como manter a incrível força da paixão que oferece uma energia colossal, mas distorce a realidade e, simultaneamente, usar a razão, que nos leva a enxergar a realidade como ela é, mas não proporciona nenhuma força?

Donos de micro e pequenas empresas, simplesmente, não conseguem fazer isso, pois esta é uma característica do ‘ser’. Ou se é predominantemente racional, ou se é predominantemente passional. São características excludentes. Uma solução possível seria montar uma estrutura societária em que um dos sócios tivesse um quente sangue vermelho e o outro, um frio sangue azul. O desafio aqui é administrar o alto potencial de conflito entre eles.

A melhor solução, para reunir a força da paixão e a clareza da razão, é aquela usada por Presidentes de grandes empresas. O Presidente usa a força empreendedora da empresa e o Conselho de Administração monitora friamente os resultados. Para tal utiliza ferramentas apropriadas, com indicadores específicos, que mostram a saúde empresarial sob a ótica de quem fez um investimento e precisa que ele retorne multiplicado, o mais rápido possível. A boa notícia é que esse Método, o Método do Presidente, pode também ser usado para os segmentos das micro e pequenas empresas. Vamos ver quais são esses indicadores e como se aplica nos pequenos negócios.

“RECEITA” (ou vendas totais) – o indicador “receita” revela aquilo que é absolutamente crítico para toda a empresa: sua capacidade de venda. Vendas fracas podem indicar um produto inadequado ao mercado, preço desajustado, marca mal posicionada, ausência de esforço de venda, esforço de venda inadequado ou, ainda, muitas dessas coisas ao mesmo tempo. Para o Método do Presidente uma empresa com vendas fracas ao longo de vários meses, sinaliza riscos substanciais para o investimento. Esse indicador vale de maneira igual para as micro e pequenas empresas, pois quanto menos robusta for a empresa maiores são os riscos de fechamento.

“PRÓ-LABORE” – Para o Método do Presidente, o Conselho de Administração sempre quer o melhor executivo do mercado ao menor preço. No segmento das micro e pequenas empresas é comum ocorrer dois extremos. Ou, o empreendedor não faz nenhuma retirada, ou retira quase tudo que é disponibilizado pelo caixa da empresa. No primeiro caso, pode significar que a operação é tão precária que não permite retiradas ou permite somente retiradas muito pequenas. No segundo, significa que o empreendedor está matando a galinha de ovos de ouro. O correto, sob o ponto de vista do Método do Presidente, é que a operação tenha robustez suficiente para remunerar adequadamente os sócios com pró-labore compatível com o do mercado, e ainda assim mantenha a operação lucrativa.

“INADIMPLÊNCIA” – Esse indicador é muito simples. Para o Método do Presidente o indicador com inadimplência zerado mostra que a operação, sob o ponto de vista das vendas, é sadia, o que, sob a ótica do Método, é muito bom. No entanto, uma inadimplência elevada pode significar uma venda desqualificada, com falta de procedimentos para avaliar o perfil dos clientes. Isso gera um risco empresarial.

LUCRO LÍQUIDO: Para o Método do Presidente, a única obrigação de um Presidente, da qual derivam todas as outras, é saber montar e manter uma operação lucrativa. Tamanha a importância disto para o Método, que este indicador tem um peso desproporcional em relação a todos os demais. Pois sem lucro não há como ter reserva financeira e sem reserva não se há como fazer a distribuição de lucros. Isto significa que o investidor jamais terá o seu dinheiro de volta.

“DÍVIDAS/FINANCIAMENTOS” – Esse indicador revela a saúde financeira da empresa. Ele indica se a manutenção ou crescimento da empresa vem de sua operação lucrativa ou se é financiada sistematicamente por terceiros (bancos, fornecedores, maridos, pais…).

“RESERVA FINANCEIRA” – Esse indicador mostra a segurança empresarial ou a sua fragilidade. Para o Método do Presidente a Reserva é um indicador de segurança da operação, tanto para ações defensivas em situações de crises, quanto para ações de reinvestimentos para a expansão. Adicionalmente, o retorno do investimento só pode ocorrer pela distribuição de lucro com Reserva Financeira acumulada, o que mostra a importância crítica deste indicador.

Uma diferença radical entre um DONO de uma micro e pequena empresa e um PRESIDENTE é que o dono é focado no operacional e o Presidente nos resultados. Mas isto não acontece por acaso. O motivo é que o Presidente todo mês é obrigado a fazer um Diagnóstico da situação e o apresentar para o Conselho de Administração. Somente por isso ele se esmera em adotar as melhores práticas de gestão.

A excelente notícia deste início de ano é que o segmento das micro e pequenas empresas têm agora, a sua disposição, o que antes somente Presidentes de grandes empresas tinham: o MÉTODO DO PRESIDENTE. Você que é leitor da Revista Empreendedor terá uma condição muito especial para fazer o seu Diagnóstico de Presidente. Basta entrar no site da revista WWW.empreendedor.com.br e fazer um DIAGNÓSTICO de sua empresa pelo MÉTOD DO PRESIDENTE.

Pense grande, pense como Presidente. E feliz ano novo.

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