O momento certo!

É esse, o momento certo, para você abrir o seu negócio? Independente de crises de mercado ou a economia forte e em expansão, essa pergunta diz respeito diretamente a você, que está se movimentando para abrir um negócio por conta própria. Claro que o momento certo de colocar um produto ou serviço ou uma inovação no mercado tem relação com o mercado, mas antes, tem que ter uma relação direta com você. Como analista do SEBRAE, há vinte anos, tem sido comum receber perguntas do tipo “qual é o melhor negócio para se abrir?”

A resposta adequada a essa questão é que não existe negócio certo. Tampouco negócio errado. Claro que a pergunta real que está na cabeça do potencial empresário é “qual é o negócio que está dando dinheiro?” Uma resposta possível é “todos os negócios bem administrados dão dinheiro”. No entanto, se você olhar a lista dos empresários bilionários vai descobrir que eles estão concentrados em algumas poucas áreas, como o segmento de tecnologia, de bancos, de petróleo, de infraestrutura e de cervejas. Também vai descobrir que muitos que se aventuraram nesses ramos, desapereceram. Vai descobrir que, praticamente, não existe multimilionários no segmento de vinhos. Aliás, nesse segmento é comum ouvir­se histórias do tipo: produzir vinhos é uma maneira certa de se empoprecer feliz, pois se entra com uma pequena fortuna e se sai do negócio com uma grande dívida, mas, enquanto dura, se é feliz. Já vimos também pessoas começando o mesmíssimo tipo de negócio na mesma época do ano, tendo, um prosperado muito e o outro, quebrado.

Então, a pergunta certa, para você se decidir se abre um negócio ou não, é: “esse, é o momento certo, para eu investir em meu negócio?” E a resposta tem a ver com um conjunto de outras perguntas: estou preparado? Tenho ambição? Conheço o mercado? Tenho o capital? Sei administrar? Tenho sócios? A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você a testar o seu momento certo.

Momento Certo 1: O INVESTIDOR

Você tem consciência de que, nesse momento, em que estará analisando a possibilidade de abrir um negócio por conta própria, você estará fazendo o papel de Investidor? Exatamente igual a um investidor profissional que vai investir milhões de reais em ações da bolsa de valores? Que precisa ter respostas do tipo “qual é o risco de eu perder todo o meu dinheiro e ainda sair endividado?” Ou, “a empresa em que penso investir tem possibilidade de crescer continuamente com lucro?” Ou, “em quanto tempo meu investimento vai retornar?” Ou você está enxergando o empreendimento como um instrumento do trabalho, de auto emprego? Se este for o seu caso, você não está no momento certo de avançar em seu projeto. Recomendamos, primeiro, criar a consciência de Investidor. Isso vai ajudá­lo, em muito, a tomar as decisões certas e, por consequência, aumentar sua probabilidade de êxito.

Momento Certo 2: O PRESIDENTE

Na grande empresa são bem divididos os papéis do Investidor (os acionistas da empresa) e o do Presidente. Na pequena empresa, você será os dois ao mesmo tempo. No entanto, as duas funções continuam existindo. Então o Presidente vai ter que convencer o Investidor que está preparado para o cargo. Faça um pequeno exercício de imaginação. Você, como candidato a Presidente de sua própria empresa, sendo entrevistado pelo Investidor, com perguntas do tipo: “você conhece o mercado em que vamos atuar?”; “Tem experiência nele?”; “Sabe como se ganha dinheiro nesse mercado?”; “Conhece a concorrência?”; “Conhece os fornecedores?”; “Sabe administrar?; “Sabe a lucratividade média desse ramo?” Se a maioria das respostas for um confiante “sim” você estará pronto nesse quesito. Se for um “não”, faça a seguinte pergunta para você mesmo: você contrataria um executivo despreparado para cuidar de seu investimento? Se esse for o seu caso, recomendamos você adiar a abertura de sua empresa por alguns meses e mergulhar no segmento que pretende atuar, empregando-se no setor, com olhos de quem vai empreender no futuro, para adquirir experiência no mesmo. Isso aumentará sua possbilidade de êxito, quando chegar o momento certo para abrir.

Momento Certo 3: O SÓCIO

Na pequena empresa, é comum acontecer o seguinte: ou quer abrir a empresa sozinho, porque se tem aversão a sociedade, ou abrir com amigos ou parentes. Para sabermos qual é a melhor solução temos que ter conhecimento de como uma empresa funciona. Não importa que seja a Apple, ou o pipoqueiro da esquina, toda empresa tem três macro funções: alguém tem que produzir (ou comprar, em caso de comércio), alguém tem que vender e alguém tem que administrar. Logo, a estrutura societária, tem que refletir a necessidade dessas funções. Se juntarem três amigas jornalistas para criar uma empresa, a tendência é as três baterem cabeça na produção e a função de vendas e administrativa ficarem abandonadas. E não adianta arbitrar que uma cuidará disso e a outra daquilo, pois a tendência é não funcionar, se as pessoas não tiverem o perfil para tal. Diante de tal conhecimento, fica claro que uma única pessoa tocando a empresa torna­se uma equação impossível. Para você ter o seu momento certo nesse quesito, recomendamos ter, como sócios, amigos ou parentes, pela questão de confiança; ou não, mas que tenham complementariedade de funções.

Momento Certo 4: O CAPITAL

Qual é capital inicial recomendado para se abrir um negócio por conta própria? A resposta tecnicamente correta é: o capital necessário para o investimento direto (abrir a loja/indústria/restaurante, fazer as reformas, comprar os equipamentos, as mercadorias…), mais o capital suficiente (capital de giro) para suportar a operação pelos próximos nove meses. Se for esse o seu caso, você estará pronto nesse quesito. Se não, recomendamos adiar o projeto até que acumule o capital necessário e suficiente. Isso evitará que você trabalhe como um louco e não veja a cor do dinheiro.

Esses são alguns quesitos, entre outros, para você saber se está em seu momento certo para abrir o seu negócio por conta própria, sob o ponto de vista subjetivo. Desses, os mais importantes são o momentos certos do Investidor e do Presidente. Após esse teste, você deverá fazer o teste do momento certo, sob o ponto de vista objetivo, isto é, a exemplo de empresas que fazem classificação de risco, avaliar o seu grau de investimento para descobrir, se poderá investir com confiança, investir com cautela, ou deverá recriar o seu plano de investimento. Nesse caso, convidamos você a testar o seu momento certo objetivo no site www.metododopresidente.com.br

Agora, lembre-­se, o seu desafio é descobrir o seu momento certo para abrir a sua pequena empresa e se tornar­ um empresário milionário (fabricante de cerveja) e feliz (produtor de vinho). Pense grande.

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