Eduard Kucera e Pavel Baudis

por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)

Foto: Eduard Kucera, cofundador da Avast, em 1989, em plena era da Cortina de Ferro

A Avast Software, fabricante do an­tivírus considerado o mais confiável no mundo, completou, no fim de 2013, 25 anos de mercado, atingindo o patamar de proteger quase 200 milhões de pessoas, computadores e dispositivos móveis com seus aplicativos de segurança. O resultado altamente positivo alcançado pela empresa foi conquistado aos poucos e começou de forma despretensiosa, quando Pavel Bau­dis, pesquisador no Czech Computer Rese­arch Institute (VUMS), em Praga, República Tcheca, encontrou uma amostra do Vienna Vírus e ficou intrigado com a descoberta. Em seguida, sentiu-se motivado a escrever um programa capaz de removê-lo e mos­trou sua ideia ao colega Eduard Kucera. Dessa forma, começaram juntos, em 1988, a cooperativa ALWIL Software, que lançou o primeiro Avast! Antivírus.

O regime político opressivo da época não permitia a formação de empresas. En­tão, os empreendedores novatos tiveram que esperar a Checoslováquia se tornar in­dependente da União Soviética. No fim de 1989, a independência veio com a Revolu­ção de Veludo. Assim, os pesquisadores con­seguem finalmente transformar a coopera­tiva em uma empresa em 1991. “Quando o ambiente corporativo na Checoslováquia foi liberado, permitiu que pensássemos em escala global. Neste momento, ninguém poderia dizer o que os próximos 25 anos iriam trazer. Mas uma coisa é certa, o time do Avast! agora espalhado em vários países é talentoso, vibrante e comprometido para que qualquer pessoa no mundo possa ter acesso a uma segurança computacional de qualidade”, afirmam os fundadores da em­presa. Hoje, a Avast tem mais de 300 pro­fissionais sediados em Praga, na República Tcheca, mais escritórios na Áustria, Alema­nha e nos Estados Unidos, parceiros de distribuição em todos os mercados e uma comunidade global de entusiastas.

Eduard Kucera, antes de cofundar a Avast, era um especialista em hardware de computador no VUMS e Pavel Baudis era ligado à área de artes gráficas quando de­cidiu criar o software original do portfólio atual da Avast de soluções de segurança. Para reforçar a equipe, em 1995, o jovem universitário Ondrej Vlcek, atualmente CTO (Chief Technology Officer) da Avast, junta-se à ALWIL e desenvolve o primeiro programa antivírus para Windows 95.

Em 2001, Kucera tem a iniciativa de implementar uma estratégia inovadora ao lançar um antivírus gratuito. “Acreditava, no princípio, de que todos os usuários de com­putador têm direito a uma proteção contra ameaças prejudiciais, e que a segurança dos computadores não deveria ser um luxo que alguns não podem pagar”, diz. Dessa forma, em junho de 2002, a ALWIL Softwa­re lança uma solução não comercial para usuários domésticos, denominado ‘free antivírus’. Seis meses depois, em janeiro de 2002, um novo sistema de registro pre­sencia o primeiro usuário a utilizar o Avast! Free Antivírus, na categoria home edition.

Dois anos e alguns meses após o registro de seu primeiro usuário, a versão grátis do Avast chega a 1 milhão de pessoas. “Até en­tão, não tínhamos certeza de que oferecen­do gratuitamente um serviço que outros cobravam iria funcionar, mas o registro de 1 milhão de usuários confirmou a hipótese e possibilitou um aumento significativo na visibilidade da companhia”, destaca Kucera. Mais confiantes, neste mesmo ano, a ALWIL implementa um canal revendedor interna­cional para a sua versão paga de soluções de segurança.

Paralelo ao lançamento e divulgação do ‘free antivírus’, a Avast abriu uma loja on-line em 2003. O avanço no número de usuários da solução gratuita exigiu uma oferta on-line das outras opções pagas que a companhia desenvolvia. Para expandir mais esse setor, a Avast se associa à empresa de distribuição de vendas on-line e share-it Digital River’s. E a cada ano, a empresa se preocupava em lançar novos produtos.

E em busca de alcançar mais clientes nos tempos em que a internet não tinha tanta penetração, a Avast realiza outra parceria em 2005. Desta vez, é com a empresa San­Disk. A cooperação entre elas exigiu que a Avast tivesse seus produtos traduzidos para todos os mercados da SanDisk. Dessa forma, a Avast contrata seu primeiro time interno para traduzir e dar suporte. “Este foi o primeiro passo para a Avast tornar-se um sucesso internacional em termos de idiomas com suporte”, conta Baudis.

E, justamente, por causa da disponi­bilidade de versões em outros idiomas, a data base de usuários Avast duplica duas vezes, primeiro para 10 milhões e depois para 20 milhões no final do ano de 2006. Alguns prêmios que a Avast recebeu, neste ano, entre eles, SC Awards nas categorias de Melhor Antivírus, assim como o melhor Anti-Malware Europeu e Reader’s Choice (USA) também contribuiu para o cresci­mento da empresa. Em 2007, a companhia alcança 40 milhões de usuários registrados com apenas 38 funcionários. “Nessa época, a dimensão era de 1 milhão de usuários por funcionário, proporção que a companhia manteve por algum tempo”, lembra Kuce­ra. E, neste mesmo ano, a ALWIL Software se transforma em uma sociedade anônima.

Com o propósito de fortalecer a equi­pe, a companhia contratou Vincent Ste­ckler (ex-Symantec) como CEO, em 2009. Nesse período, a base de dados da Avast passa de 68 milhões para mais de 100 mi­lhões de usuários registrados e a empresa chega a 100 funcionários. No ano seguinte, a Summit Partners – empresa investidora – aporta US$ 100 milhões para uma parti­cipação minoritária na ALWIL Software que deixa de ter esse nome para tornar-se Avast Software. “A troca de nome foi para alinhar mais de perto a companhia com a marca”, enfatiza Kucera.

O ano de 2011 termina para a Avast com cerca de 150 funcionários administrando mais de 165 milhões de usu­ários registrados. O número de clientes que conhecem e utilizam os produtos da Avast só cresce. Em 2012, mais de 170 milhões de Pcs, Macs e dispositivos Android estão protegidos. O Avast! Free Mobile Security atinge a melhor classificação de segurança no aplicativo Google Play e o Avast! Free Antivírus é o software mais baixado no Download.com.

Em 2013, quando completou 25 anos de atuação, a Avast lançou o Avast!2014. De acordo com Vincent Steckler, diretor geral da empresa, o produto é o resultado de 25 anos de pesquisa e experiência em proteger quase 200 milhões de dispositivos. “O novo avast! 2014 cumpre a nossa promessa de oferecer a melhor e mais rápida proteção no mercado”, diz Steckler. A nova solução oferece uma função de antimonitoramen­to no plugin do navegador do Avast!. Com esta tecnologia, os usuários podem ver as empresas que monitoram seu comporta­mento on-line e tem a opção de selecionar quais desejam permitir que o façam. O Sa­feZone, que oferece segurança adicional para operações financeiras, a tecnologia DeepScreen, que permite que o Avast! elimine códigos maliciosos, redireciona­mentos e outras técnicas que os criadores de malware utilizam para mascarar as suas verdadeiras intenções também integram as funcionalidades da nova solução.

Outra novidade do Avast! 2014 é o re­curso de modo estendido, que pode ativar um modo de lista branca e impedir a exe­cução de arquivos quando não está claro se estão infectados ou não. Além disso, a versão mais recente também permite que as pessoas criem um pendrive, CD ou DVD inicializável de antivírus. Desta forma, se algo acontecer com o computador, a pessoa estará preparada para limpá-lo e restaurar o seu uso normal. O disco de recuperação é criado em Windows PE (ambiente de pré-instalação) e permite aos usuários iniciar o computador mesmo que o sistema ope­racional não esteja funcionando. A criação do disco de recuperação está disponível em todos os produtos Avast! e faz parte do novo módulo de recuperação nesta versão.

A interface do usuário também foi re­desenhada para ser mais simples e direta, de acordo com os pedidos dos clientes. Se­gundo Ondrej Vlcek, diretor de tecnologia da Avast, a interface coloca tudo no mesmo lugar, tanto para a versão gratuita quanto para as linhas de produto pagas, tornando a migração ainda mais fácil. “A solução Avast! 2014 é um grande passo à frente, pois ago­ra enviamos mais de 250 micro atualizações aos dispositivos ativos todos os dias para melhorar a detecção e prevenção de dia zero. Ao proteger a maior parte dos dispo­sitivos, temos uma visão mais compreensi­va do âmbito das ameaças, o que ajuda a melhorar a proteção dos nossos usuários”, explica Vlcek.

A versão 2014 está disponível em mais de 40 idiomas e em quatro variações de clientes: Avast! Free Antivírus, Avast! Pro Antivírus, Avast! Internet Security e Avast! Premier. A Avast também oferece prote­ção de nível internacional para negócios e dispositivos móveis. “Depois de 25 anos protegendo computadores e dados contra hackers, garantimos proteção para mais de 198 milhões de PCs, Macs e aparelhos Android, somos o antivírus mais confiável do mundo. E devemos isso a nossa comu­nidade que nos ajuda a traduzir o Avast! em mais de 40 idiomas, permitindo que nossos softwares e serviços sejam utilizados em todos os continentes. Quando começamos esta companhia atrás da Cortina de Ferro, em 1988, não podíamos imaginar que iria crescer e proteger mais computadores em todo o mundo do que qualquer outra em­presa”, declaram os fundadores da Avast.

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