Fernando Ligório e Francis Ziembovicz

por Mônica Pupo (monica@empreendedor.com.br)

Qual seria a chance de uma ideia surgida na cozinha de uma república e conduzida por universitários jovens e sem capital inicial dar certo? Para os cé­ticos, quase nenhuma. Mas, para Fernan­do Ligório, as chances de sucesso eram certeiras. Pois foi exatamente assim que, em 2011, prestes a se formar em Admi­nistração de Empresas, ele deu início à operação da agência de comunicação Voe Ideias. A empresa, que começou de forma improvisada descrita no início do parágrafo, atualmente soma mais de 30 clientes atendidos e R$ 9 milhões em fa­turamento em 2013, um valor três vezes maior do que o registrado no ano ante­rior.

O desejo de empreender surgiu cedo na vida do empresário, hoje com 26 anos. Logo cedo, ele já mostrava a voca­ção ao brincar de vender as revistas da mãe numa “banca” improvisada em cima do tabuleiro de jogo de botão. “Desde criança eu venho alimentando o sonho de ser empreendedor. Da minha infância até a faculdade, tentei vários ’empreen­dimentos’ para tirar um dinheirinho”, relembra. Mais tarde, enquanto cursava a faculdade de Administração de Em­presas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a vez de dar início à primeira empreitada real: uma empresa de entretenimento que, embora criada e mantida mais como passatempo, perdu­rou por dois anos.

Mas foi apenas aos 22 anos, prestes a se formar na faculdade, que Fernando identificou uma oportunidade real de co­meçar algo mais sério, que pudesse ser considerado seu “projeto de vida”. Sem querer retornar para sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, ele decidiu montar a Voe Ideias como forma de também garan­tir sua permanência em Florianópolis. A agência iniciou com três colaboradores, na cozinha da república onde Fernando morava. Adepto da máxima “quando se quer, se dá um jeito”, ele improvisou como pôde até ver a empresa decolar. “Se não tínhamos dinheiro para ter um escritório, instalamos nossa sala comer­cial na cozinha e começamos a correr atrás do sonho.”

Seus primeiros clientes foram os próprios professores da UFSC que pla­nejavam um evento. Em pouco tempo, após vencer uma sequência de desafios enfrentados com muita dedicação, o jovem empreendedor angariou o capi­tal necessário não só para permanecer na Ilha, mas para transformar a empre­sa num inusitado case de sucesso. Para ajudar nesse processo, ele contou com a ajuda dos sócios e ex-colegas de faculda­de Francis Ziembovicz e Victor Amorim. “Acredito que a ausência de capital inicial tenha sido um dos principais desafios que enfrentamos, pois não tínhamos um real no bolso”, conta. Outra dificuldade encontrada foi a falta de um conheci­mento mais profundo do mercado e da missão da empresa. “No início, não tínha­mos um entendimento completo do que éramos bons em fazer, o que atrapalhou a velocidade do crescimento nessa fase.”

Apesar dos percalços, o crescimento da Voe Ideias foi galopante: do primeiro para o segundo ano, a companhia dobrou de tamanho e triplicou do segundo para o terceiro, quando atingiu faturamento de R$ 9 milhões no ano passado. A agên­cia hoje emprega mais de 20 colaborado­res, todos com idades entre 20 e 27 anos. Instalada numa ampla casa com piscina, a sede espelha a proposta da agência: a de ser um local que preza pela liberda­de para criar e pensar em soluções que escapem do senso comum. “A Voe é re­sultado de um sonho jovem, de acreditar no impossível e teimar em contrariar as estatísticas”, resume Fernando.

O clima que conjuga despojamento e credibilidade tem ajudado a conquistar clientes, incluindo grandes empresas e marcas nacionais e regionais, como De­vassa, Volkswagen, Pedra Branca, Grupo RBS, Sebrae-SC, Melitta, Bauducco entre outros, que somam mais de 100 ações já realizadas. “Dentro do nosso escopo de trabalho, existem projetos proprietários – que são projetos onde identificamos uma oportunidade para as marcas se co­municarem de maneira diferenciada com determinado público-alvo e ofertamos isso a elas – a criação de eventos para as marcas, ações promocionais e também desenvolvemos plataformas de relacio­namento entre as marcas e os clientes.”

Para Fernando, o segredo do sucesso é ir além da persistência, sem deixar de lado a criatividade e a insistência em su­perar as inúmeras dificuldades que cos­tumam ocorrer com todo empreendedor em início de carreira. “Acredito que os principais desafios sejam encontrar as pessoas certas, mantê-las ao nosso lado e transformar o nosso sonho no objetivo comum do grupo inteiro.”

Outra palavra de ordem da Voe Ideias é inovação. Para manter-se sempre à fren­te num mercado cada vez mais competiti­vo, como o de comunicação e marketing digital, Fernando aposta em pesquisas, estudos e observações constantes do cenário econômico. “Faz parte da nossa cultura estar sempre de olho nas tendên­cias e mudanças de comportamento das pessoas. Nos cobramos muito para ser­mos sempre pioneiros e inovadores no mercado. Esse é o nosso DNA.”

Após o excelente desempenho da agência no ano passado, o empresário agora tem expectativas de projeção na­cional, devido aos projetos já alinhados em função da Copa do Mundo. “Como empresários e como empresa estamos mais maduros, mais preparados e temos maior clareza dos caminhos que levam ao crescimento e dos desafios que nos esperam”, revela Fernando, que espe­ra elevar o faturamento da empresa em pelo menos 50% em 2014. “Planejamos esse crescimento a partir da conquista de algumas contas e da consolidação de alguns projetos proprietários.”

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