Gustavo Amorim

por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)

A Sare Drogarias é uma pequena farmácia localizada no bairro da Mooca, na capital paulista. Apresentada desse modo, a drogaria não tem nada de espe­cial e funciona normalmente nos moldes tradicionais. Porém, no ambiente virtu­al, a Sare Drogarias está entre as qua­tro maiores farmácias on-line do Brasil, segundo o Ranking Alexa de Março de 2011. Ao entrar para o e-commerce em 2010, o negócio teve um desempenho altamente positivo. Com um estoque de 10 mil itens, a Sare Drogarias realiza entregas para todo o Brasil, oferecendo diferenciais como medicamentos de ni­cho e acompanhamento por equipe es­pecializada em cada etapa do processo de aquisição de um medicamento. Hoje, 90% da renda da farmácia vem das ven­das efetuadas pela internet. Em 2013, a empresa terminou o ano, contabilizando R$ 4 milhões na comercialização de me­dicamentos.

Um dos sócios-proprietários da Sare Drogarias, Gustavo Amorim, conta que tudo começou quando Samuel Gusmão, publicitário especializado em adminis­tração de empresas, comprou, em 2007, juntamente com seus cunhados, uma farmácia que existia no bairro. O negó­cio começou de forma tradicional com as vendas sendo realizadas somente no bal­cão. Em 2009, Amorim, que também era publicitário e tinha mestrado em marke­ting digital, começou a desenvolver a loja virtual da Sare Drogarias. “A entrada no e-commerce aconteceu em 2010 com o objetivo de aumentar as vendas. Foi feito o desenvolvimento da loja virtual com a intenção de se posicionar bem nos moto­res de busca on-line, mas precisamente o Google”, relata Amorim.

A estratégia deu certo e as vendas on-line foram crescendo de modo gra­dativo. Segundo Amorim, a evolução da demanda de maneira progressiva possi­bilitou uma preparação adequada para a demanda. No varejo on-line, a droga­ria enfrenta a concorrência de players reconhecidos, mas Amorim revela que a empresa buscou diferentes formas de conquistar clientes. “Foi necessário en­contrar um público-alvo: enquanto aspi­rinas saem aos montes e têm um preço difícil de enfrentar, a Sare especializou-se em medicamentos de baixo giro, como os remédios oncológicos”, explica. Além disso, Amorim acrescenta que a farmácia conseguiu oferecer preços atraentes para alguns remédios que normalmente são mais caros. “O Anastrozol, por exemplo, utilizado por mulheres durante o trata­mento do câncer de mama, é encontrado na internet por cerca de R$ 272. A Sare Drogarias disponibiliza o item por R$ 127, uma diferença de até 40% no valor”, destaca Amorim.

Entretanto, a empresa não se preo­cupou somente em ofertar preços mais baixos e encontrar um potencial público-alvo, a Sare Drogarias trabalhou o posi­cionamento da marca nas mídias digitais. “O diferencial em nosso e-commerce é que conseguimos aliar essa segmentação ao posicionamento em mídias digitais – com vários canais de atendimento, fan pages, diversas formas de pagamento e entregas mais rápidas”, comenta Amo­rim.

A drogaria também possui um servi­ço de monitoramento, em que uma equi­pe de profissionais de saúde acompanha cada etapa do processo de aquisição de um medicamento. “Garantimos o prazo de entrega e orientamos o paciente na decorrência do tratamento, proporcio­nando boa adesão”, afirma Amorim. Ele complementa ainda que o nome da far­mácia vem do modo imperativo do verbo sarar, assim, por vocação e determinação de escolha a Sare é uma farmácia com­prometida com a saúde dos seus clientes e focada no sucesso do tratamento pres­crito pelo médico.

Na visão de Amorim, a estratégia de marketing on-line, a facilidade de com­pra por causa da usabilidade do site e o preço amigável para determinados pro­dutos foram fatores determinantes para o crescimento do negócio. “Sare Dro­garias cresceu 40% em 2013, apesar da concorrência com grandes redes”, come­mora. E, para o futuro, os sócios da Sare Drogarias planejam tornar-se a farmácia on-line de maior facilidade de compra na internet, rapidez na entrega e que ofere­ça a melhor interação com os clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn